GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Vítimas de violência doméstica em Londrina já podem acionar a Patrulha Maria da Penha


Londrinenses vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva podem, a partir desta terça-feira (7), acionar a Patrulha Maria da Penha. O serviço foi lançado nesta segunda-feira pelo prefeito Alexandre Kireeff. 

Londrina é a segunda cidade do Paraná a ter um instrumento de segurança específico para a proteção de mulheres. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Paulo Roberto Vasconcelos, a implantação da Patrulha Maria da Penha no município irá assegurar atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência. "Este projeto já está colhendo resultados expressivos em Curitiba, onde a patrulha vem realizando uma grande quantidade de visitas e encaminhamentos, além de fazer o acompanhamento das medidas protetivas em prol dessas vítimas", disse. 

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, a oficialização da patrulha é uma conquista para o poder público municipal e para todos os órgãos e lideranças comunitárias envolvidos diretamente na luta pelos direitos das mulheres que sofrem diversos tipos de violência. 

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Em Londrina, atualmente existem 2.115 mulheres com medidas protetivas expedidas pela justiça. "A patrulha vai garantir mais segurança a essas vítimas. Antes, mesmo com as medidas judiciais, muitas mulheres ainda sentiam-se inseguras. Agora, elas poderão acionar a patrulha, que irá fiscalizar o cumprimento dessas medidas de urgência para garantir o afastamento dos agressores", afirmou a juíza da Vara Maria da Penha de Londrina, Zilda Romero. 

Certificados e viaturas 

Na cerimônia, foram entregues os certificados do curso de capacitação, realizado em maio, para os 20 guardas municipais e 40 policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná que irão trabalhar na patrulha. Além disso, também foram apresentadas as duas novas viaturas que a Guarda Municipal (GM) irá utilizar durante o patrulhamento, que funcionará durante 24 horas, em esquema de revezamento de duplas, com jornadas de 12 horas para cada. 

A Patrulha Maria da Penha é um projeto idealizado de forma conjunta pelas secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Defesa Social, com a 16ª Vara de Execução Penal Maria da Penha e o Ministério Público do Paraná, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina.s.

Fonte: bonde.com.br
Google Analytics Alternative