GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 19 de julho de 2015

GMA E FORÇAS ARMADAS PODEM FIRMAR ACORDO PARA O SOCIAL

Representantes das Forças Armadas, do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, da Capitania dos Portos, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) se reuniram com o propósito de se unirem no Projeto Forças no Esporte (Profesp).
O Profesp é desenvolvido pelo Ministério dos Esportes em conjunto com as Forças Armadas desde o ano de 2003. Atualmente cerca de 16 mil jovens são atendidos em todo o país pelo projeto cujo objetivo é a inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte. “O principal objetivo do Profesp é a inclusão social. É que a criançada receba um carinho, disciplina, cuidados através de atividades lúdicas, da educação e do esporte. Almejamos ampliar nossas ações com o auxílio da Prefeitura de Aracaju através das diversas secretarias. Temos um planejamento pedagógico, fornecemos alimentação, atividades esportivas e outras atividades, porém carecemos de suporte técnico, de profissionais da área da psicologia, de educadores físicos e de transporte”, afirma o coronel José Fernandes de Barros, coordenador geral do Profesp.
De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal de Aracaju, capitão Jonatas Souza, o projeto é muito importante e a GMA pode contribuir de forma ativa nessa parceria com as Forças Armadas. “Durante o encontro pude perceber que a Guarda Municipal de Aracaju pode, já a princípio disponibilizar parte do corpo de educadores físicos que compõem o Centro de Treinamento da GMA (CT-GMA) para auxiliar no desenvolvimento da prática de esportes com as crianças. Tendo em vista que são três encontros semanais, podemos ajustar o cronograma do Centro de Treinamento da Guarda para que possamos atender as crianças. Além disso, desenvolvemos os Projetos Anjos Azuis e Guarda Cidadã que realizam ações lúdicas, palestras de enfrentamento as drogas, atividades recreativas, entre outras ações junto às escolas do município. Poderíamos também canalizar essa força para atender as crianças do Profesp”, afirma o subcomandante.
Além das ações da Guarda Municipal, a Semdec, a Semfas, a Semed e a Sejesp estudam outras possibilidades de auxilio ao projeto que atende atualmente 50 crianças da zona norte. O Programa Forças no Esporte em Aracaju é coordenado pelo Capitão Danilo do 28º Batalhão de Caçadores, que acredita que com o apoio da Prefeitura de Aracaju, esse número pode ser ampliado até o final desse ano. “Saímos daqui hoje satisfeitos com a resposta afirmativa de todos os órgãos presentes. Nosso objetivo é aumentar para cem, o número de jovens atendidos pelo projeto até o final de 2015 e não tenho dúvida de que conseguiremos. Em breve voltaremos a nos reunir para ajustarmos os detalhes da parceria firmada”, conclui.

Ascom GMA
Google Analytics Alternative