GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Londrina precisaria de 700 guardas municipais, aponta secretário


O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) assinou um decreto nesta terça-feira (7) autorizando a contratação de mais 43 guardas municipais. Os novos agentes vão reforçar o atual efetivo da corporação, formado por 362 homens e mulheres. A convocação é importante, mas não suficiente, segundo o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães. Conforme ele, uma cidade do porte de Londrina precisaria ter pelo menos 700 guardas municipais nas ruas, quase o dobro se comparado ao quadro atual de funcionários. Só para a vigilância das escolas municipais, conforme ele, o número necessário seria de cerca de 400. "São 113 unidades, que precisam de proteção durante pelo menos doze horas por dia. Precisaríamos, então, de quatro guardas para cada escola, isso sem contar o patrulhamento noturno, que demandaria ainda mais agentes", destacou. 

Arquivo/N.Com
Arquivo/N.Com

O secretário lembrou, também, que a corporação faz a vigilância de outros prédios públicos, como unidades de saúde e sedes de órgãos e secretarias municipais. É por isso que, segundo Guimarães, a prefeitura ainda mantém contratos com empresas de vigilância terceirizadas. "O nosso efetivo não dá conta da grande demanda de locais", justificou. 

Ele disse, ainda, que o efetivo da corporação sofreu com diversas baixas nos últimos anos. Quase 60 agentes deixaram as funções por conta dos baixos salários e da ausência de perspectiva e promoções. O coronel acredita que a aprovação de Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria, em março deste ano, vai ajudar o município a manter os agentes já contratados e atrair novas pessoas para a corporação. O plano reduziu a carga-horária dos guardas de 40 para 36 horas semanais e autorizou o oferecimento de promoções e de um reajuste salarial de cerca de 11% a eles. O índice corresponde às perdas salariais da categoria acumuladas entre os anos de 2011 e 2014. 

Ainda conforme o secretário de Defesa Social, as 43 vagas abertas a partir da assinatura do decreto de hoje vão contemplar pessoas que já passaram em concurso público e aguardam pela convocação desde o ano passado. "Temos a intenção de contratar todos os remanescentes, mas não dá para confirmar se eles ainda têm interesse em assumir os cargos. Alguns podem ter arranjado outro emprego", ponderou o secretário. 

Cada guarda municipal custa cerca de R$ 3 mil mensais aos cofres públicos.

Fonte: bonde.com.br
Google Analytics Alternative