GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 1 de abril de 2013

GCM atua em combate a invasões em Praia Grande


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande participou, nesta quarta-feira (27), de três operações de combate a invasões de áreas públicas e de preservação ambiental. Um dos objetivos é impedir que tais áreas se tornem abrigo para usuários de drogas.
As operações foram realizadas nas áreas conhecidas como Calipal, no bairro Vila Sônia, Acaraú, no bairro Sítio do Campo, e Piratas, no bairro Mirim. De acordo com o subcomandante da corporação, Luiz Fernando Zeferino dos Santos, esses lugares, por se tratarem de mata ou de pouca movimentação, acabam sendo procurados por andarilhos e até mesmo por usuários de drogas. “A intenção é evitar que essas pessoas se fixem nesses lugares e que novos pontos surjam”.
A Guarda Civil Municipal contou com cerca de 30 homens divididos entre as três operações, incluindo as equipes do Grupamento Ambiental, Canil e motos.
O inspetor explicou que as ações realizadas no Calipal e no Piratas foram conduzidas pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), com apoio das secretarias de Promoção Social (Sepros), Saúde Pública (Sesap) e de Serviços Urbanos (Sesurb), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.
Já a ação no Acaraú, foi deflagrada pela Polícia Civil, que solicitou também o apoio da GCM. “Essa integração entre a GCM e a Polícia Civil é muito importante, pois conseguimos intensificar a ação e fazê-la de modo completo”.
Além de desmontar alguns barracos de madeira e lona, usados como abrigos, as equipes localizaram alguns objetos que normalmente são utilizados no consumo e preparo de drogas, como facões e cachimbos. “O material foi apreendido e algumas pessoas foram conduzidas ao 1º DP da Cidade para averiguação”.
Recentemente, Praia Grande apresentou ao Governo Federal o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, com o objetivo de aderir ao programa “Crack, é possível vencer”. Além desta iniciativa, a Cidade pretende criar um Plano Municipal de Combate às Drogas.
Corporação deu apoio a equipes da Prefeitura e à Polícia Civil (Foto: Dvulgação)
Corporação deu apoio a equipes da Prefeitura e à Polícia Civil (Foto: Dvulgação)

Denúncia
Os munícipes podem denunciar as construções irregulares e invasões de áreas públicas e de preservação ambiental. Basta ligar para a Seurb pelos telefones 3496-2074 ou 3496-2296. A denúncia também pode ser feita por meio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. O telefone é 199 e funciona 24 horas.
Fonte:Diário do Litoral
Google Analytics Alternative