GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vendedores da Feira da Parangaba são retirados dos canteiros




Cerca de 200 vendedores da Feira da Parangaba, que comercializavam produtos noscanteiros,  foram retirados da Avenida José Bastos para a desobstrução das vias e transferidos para dentro da feira.
O pelotão ambiental da Guarda Municipal esteve presente na operação. Foto: Jéssika Sisnando
 Durante a manhã deste domingo (21), a Secretaria Executiva Regional  IV (SER IV) em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos  e Cidadania (AMC) realizou uma operação para fiscalizar o ordenamento das barracas.
Uma faixa amarela foi pintada no chão para deixar meio metro de calçada e possibilitar a passagem dos pedestres. Segundo informações do chefe do Distrito do Meio Ambiente da SER IV, Rafael Mourão, a fiscalização será permanente e todos os domingos a Regional deve visitar o local buscando parcerias com outros órgãos. O chefe explicou que o trabalho deve ser realizado em conjunto e tem enviado ofícios ao Ibama, para fiscalização da venda irregular de pássaros silvestes.
Além dos feirantes a área onde os carros eram vendidos constava como estacionamento irregular e cerca de 100 veículos foram retirados do local. Segundo o chefe do Distrito do Meio Ambiente, está formalizado um acordo com a associação dos vendedores de veículos da feira em que os carros devem ser colocados em uma área próxima a lagoa para desobstruir a passagem dos pedestres que circulam pelo local. Caso a regra não seja cumprida, a AMC aplicará multa por estacionamento irregular.

Os veículos transitavam livremente na avenida. Foto: Jéssika Sisnando
Alguns feirantes se consideram prejudicados, mas apoiam a iniciativa de desobstrução das vias públicas. É o caso da vendedora Helena Rodrigues, de 47 anos, que vende confecções há quatro anos nos canteiros da Avenida e perdeu parte do lucro após a mudança. " Já tinha Vendido de 10 a 12 peças nesse horário. Hoje ainda não vendi nenhuma" lamenta. Mesmo com a falta de clientes, Helena diz que reconhece a importância das vias desobstruídas.
Barracas serão padronizadas
A feira que funciona há mais de 30 anos e possui mais de 2.000 trabalhadores terá as barracas padronizadas. De acordo com informações do vice-presidente da Associação de Feirantes da Parangaba, Raimundo Cunha Filho, as barracas irregulares devem ser readequadas e padronizadas para ocupar o espaço de dois metros. A feira não possui banheiros quimicos, mas a associação realizou um pedido formal à regional para a instalação dos espaços, que devem ser instalados na próxima semana. Um trabalho de terraplanagem e retirada da vegetação no entorno da lagoa também devem ser iniciadas pela Regional.
A Avenida José Bastos e o entorno do terminal da Lagoa ficaram livres de engarrafamentos durante toda a manhã. Antes da desobstrução, os feirantes ocupavam canteiros e chegavam a ocupar uma faixa da via deixando o trânsito lento nas principais avenidas que dão acesso à feira.
Fonte:diariodonordeste

Google Analytics Alternative