GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 13 de junho de 2015

Guarda Municipal de VG mobiliza 50 agentes para deter motorista, diz Sindicato

reprodução
Guarda Municipal de VG mobiliza 50 agentes para deter motorista, diz Sindicato
Motorista do transporte coletivo de Várzea Grande foi detido nessa terça-feira (09.06) após discutir com um guarda municipal.

De acordo com o representante da empresa União Transporte, Cícero Neponuceno, o motorista estava trabalhando na linha Ouro Verde/Terminal André Maggi, quando ao chegar em um ponto no Centro da cidade, o guarda municipal, Cesar Ribeiro da Silva, sem uniforme, tentou descer pela porta da frente, sem pagar a passagem, e sem mostrar a credencial para a câmera do ônibus, conforme determina as normas da empresa.

“O Guarda Cesar Ribeiro da Silva estava à paisana e ao descer do ônibus ao invés de mostrar a credencial para a câmera apresentou apenas para o motorista, foi quando ele pediu para que o guarda mostrasse a credencial para a câmera, agindo de acordo com a determinação da empresa. O guarda não concordou e houve uma discussão entre os dois, e ao chegar no Terminal, o guarda deu voz de prisão para o motorista”, relatou o funcionário.

Segundo ele, a norma da empresa é se o oficial estiver à paisana ele tem que mostrar a credencial para a câmera dos ônibus e descer pela frente.

O funcionário relatou ainda, que dentro do Terminal o guarda solicitou a presença de viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar para prender o motorista. Ao todo, de acordo com Cícero, 50 policiais entre guardas municipais e polícia militar estiveram no Terminal para realizar a detenção do motorista.

“Eles trataram um trabalhador, um pai de família que estava apenas cumprindo com a determinação da empresa, como bandido. Foi abuso de autoridade”, declarou um representante do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestres de Cuiabá (STETT), que estava presente na delegacia acompanhando o caso.

Ainda de acordo com ele, há alguns dias, o mesmo guarda municipal já havia dado voz de prisão para um fiscal da União Transporte alegando o mesmo motivo.

O representante da empresa e o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestres de Cuiabá informaram que irá ingressar com uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) e na Justiça contra o guarda municipal, e também contra os representantes da Guarda Municipal de Várzea Grande.

O motorista chegou a ser detido por algumas horas na Central de Flagrantes de Várzea Grande, mas foi liberado a
pós prestar depoimento.

O delegado da Polícia Civil, Ivar Polessa, informou ao VG Notícias que instaurou um inquérito para investigar o caso, e que aguarda a União Transporte ceder as imagens internas do ônibus, no prazo de cinco dias, para apontar o que de fato causou o desentendimento do motorista e do guarda municipal, para depois apontar o culpado.

Outro Lado - O Comandante da Guarda Municipal, José Mendanha, disse ao VG Notícias que o incidente ocorreu pelo fato do motorista ter descumprido uma lei municipal que concede direito ao guarda municipal gratuidade no transporte coletivo. Sobre abuso de autoridade, o comandante não quis comentar.

VG notícias
Google Analytics Alternative