GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 16 de junho de 2015

Armamento da Guarda Municipal de Mogi é discutido antes de votação

Projeto do Executivo será analisado por comissões da Câmara.

Secretário de Segurança defende medida.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

O armamento da Guarda Municipal foi discutido em uma audiência pública na Câmara de Mogi das Cruzes na noite de quarta-feira (11). Um projeto de lei que trata do assunto foi enviado pela Prefeitura ao Legislativo em março. O secretário municipal e Segurança, Eli Nepomuceno, afirma que o ajuste é necessário, principalmente depois de uma lei criada em 2014. “Há algum tempo a Guarda Municipal passa a desenvolver papéis na segurança pública. Ela tem se deparado com situações que o fato de ela estar desarmada colocam em risco a integridade de seus guardas e eles não conseguem fazer absolutamente nada. Se depara com situação de roubo e tráfico de drogas, não que necessariamente ele vá fazer uso dessa arma, mas o simples fato de estar armado já consegue controlar a situação de conflito em boa parte das vezes”, explicou Nepomuceno. 
O presidente da comissão permanente da Câmara, Claudio Miyake, afirma que algumas dúvidas ainda precisam ser esclarecidas antes da votação do projeto. “Um ponto importante é que esse projeto deixe claro as atribuições da Guarda Municipal, até onde poderá atuar, se ela terá capacitação, se ela terá treinamento, etc.
Após essa audiência pública, o projeto receberá parecer conjunto das comissões que restam e a intenção é que seja levado a votação ainda neste semestre.
A audiência era pública, mas a plateia era formada principalmente por guardas municipais de Mogi das Cruzes e outras cidades da região. O aposentado João Dimitrof Filho acha necessário o preparo dos guardas se forem armados. “A Polícia Militar que tem um preparo melhor, às vezes, age de uma forma ilegal. Então tem que ver tudo isso aí. Precisa ter preparação para não dar o que falar.
Google Analytics Alternative