GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeita pede apoio das Polícias Civil e Militar para coibir furtos de cabos de iluminação


A solicitação foi motivada pelas recorrentes ações criminosas que têm acontecido na Cidade e vêm deixado às escuras algumas vias do Município

Assessoria de Comunicação
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, pediu aos representantes das Polícias Civil e Militar, a colaboração para a realização de ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM), para identificar e prender possíveis envolvidos nos episódios de furtos dos cabos que alimentam os postes de iluminação na Cidade.
A iniciativa ocorreu durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Guarujá, realizada nesta quarta-feira (22), no Paço Moacir dos Santos Filho. A Administração Municipal justifica que este tipo de crime está prejudicando a população e causando prejuízos aos cofres públicos municipais.
“O Município não consegue comprar e repor os cabos rapidamente, para evitar o transtorno provocado aos munícipes que sofrem com a pouca iluminação nas vias públicas, provocadas por esse tipo de crime. O trabalho preventivo está sendo feito, mas uma investigação mais ampla, com certeza, dará celeridade para que se chegue aos envolvidos, evitando novos prejuízos”, pontua a chefe do Executivo.
Reunião aconteceu na última quarta-feira (22), no gabinete (Foto: Pedro Rezende/PMG)
Reunião aconteceu na última quarta-feira (22), no gabinete (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Ações da GCM - A Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM) abordou na última semana, na Avenida Dom Pedro I, um homem suspeito de furtar os cabos que alimentam os postes de iluminação da via. Os agentes flagraram Bruno Henrique Maciel com uma sacola contendo cabos e um alicate. Populares e comerciantes apontaram aos guardas civis, o suspeito como sendo o mesmo indivíduo que estava dias antes puxando fios dos postes na mesma Avenida.
A chegada da viatura municipal ao local foi motivada por uma denúncia anônima através do contato 153 da Guarda Civil. O denunciante informou as características do suspeito e o local exato em que ele se encontrava, o que colaborou para uma ação rápida e a apreensão dos objetos e o encaminhamento do suspeito à Delegacia Sede.
Lá foi registrada a ocorrência e dada voz de prisão ao indivíduo que também, responderá por crime de falsidade ideológica, pois se apresentou com outro nome no momento da abordagem, em uma tentativa de confundir a equipe que atendeu a ocorrência. Diante disso, foi determinado pela autoridade policial seu recolhimento à Cadeia.
Ainda segundo a ocorrência, o acusado foi reconhecido como sendo o autor de outro delito similar, no início de abril. Naquela ocasião, o indivíduo foi abordado por outra equipe da GCM, mas após o pagamento de fiança acabou sendo liberado.
A Administração Municipal esclarece que o furto dos cabos deixou às escuras, mais de 300 metros da via pública, prejudicando a população e comerciantes daquela região, além de colaborar com possíveis ações de outros marginais que podem se beneficiar da falta de iluminação para cometer outros delitos a pedestres, ciclistas e motoristas, que passam à noite pela Avenida Dom Pedro I.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Coordenação Governamental, Duíno Verri Fernandes, as ações estão sendo reforçadas no intuito, principalmente, de identificar os receptadores. “O objetivo é coibir o comércio desse material, para que possamos assim, resolver o problema”, destacou.
Da mesma forma, o secretário de Defesa e Convivência Social da Cidade, Wagner Pereira da Silva acrescenta que as “ações e patrulhamentos pontuais estão sendo realizadas pela GCM, no intuito de coibir esses delitos”, declara.
No início de março, um casal também foi preso após ser flagrado pelas câmeras de monitoramento da Prefeitura, furtando cabos durante a madrugada na Avenida Miguel Estefno, na Enseada. Já em abril, em outra operação, a guarda prendeu outro homem. Na ocasião, agentes municipais auxiliaram a Polícia Militar durante a abordagem dos infratores, que após registro da ocorrência e confirmado o delito foram recolhidos à Cadeia.
Prejuízo – Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas, entre maio de 2012 a maio deste ano foram furtados 50 quilômetros de fios do parque municipal de iluminação, o que resultou na prisão de dois acusados.
Foi uma ação criminosa que gerou um prejuízo de R$ 400 mil, contabilizando a aquisição de materiais, compra de novos cabos e o pagamento de horas extras dos trabalhadores do setor elétrico, que tem se desdobrado para evitar que a Cidade permaneça às escuras.
De acordo com o secretário de Operações Urbanas, Averaldo Menezes Almeida, os indivíduos agem em locais de maior movimento visto os dados das ocorrências. “Alguns pontos tiveram os fios furtados por duas vezes em um curto intervalo. E logo após feita a reposição dos cabos”.
A Municipalidade pede a colaboração da população que flagrar ou suspeitar de alguma ação desse tipo, que acionem imediatamente a central da Guarda Civil ligando 153. Não é preciso se identificar.
Gabinete de Gestão integrada - A reunião do GGIM ocorre uma vez por mês, e serve para apresentar ações realizadas e planejar novas atuações de trabalho. Participam dos encontros mensais, Prefeitura e suas respectivas secretarias de Defesa e Convivência Social; Finanças; Desenvolvimento e Assistência Social; Desenvolvimento Econômico e Portuário; as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros; e Conselho Comunitário de Segurança – Consegs de Guarujá e Vicente de Carvalho.
A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.
Fonte: www.diariodolitoral.com.br
Google Analytics Alternative