GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Violência e criminalidade caem em Volta Redonda

Volta Redonda (RJ)
Números divulgados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, apontam uma tendência de queda na incidência da violência e criminalidade em Volta Redonda no primeiro semestre de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com os dados do instituto, a redução na violência acontece em todas as áreas, com destaque para a queda no número de homicídios e tentativa de homicídio (crimes violentos) e roubo de veículos e roubo a transeuntes (crimes contra o patrimônio).
O instituto trabalha com dados colhidos a partir das ocorrências registradas na 93ª DP (Volta Redonda) e são considerados oficiais para avaliar a situação da segurança na cidade. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, 2011 apresentou queda de 47,50% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar). Já as tentativas de homicídio tiveram uma redução de 43,85%. Fechando os chamados crimes violentos, apresentaram aumento os registros de lesão corporal dolosa, que saltaram 4,56% no período analisado.
Entre os crimes contra o patrimônio, a queda também se mostra acentuada. Os roubos a residências caíram mais que pela metade, com uma redução de 53,84% na comparação entre os primeiros semestres de 2010 e 2011. Caíram também as ocorrências sobre roubo a transeuntes (41,32%) e o roubo a estabelecimentos comerciais (38,29%). Roubo em coletivo (66,66%) e roubo de carga (75%) também estão em baixa na cidade.
Veículos mais seguros
Os dados do Instituto de Segurança Pública mostram ainda que a prática de roubo de veículos caiu 33,33% no período pesquisado. O furto de veículos teve leve queda, de 3,87%. Por outro lado, a recuperação de veículos caiu 4,08%. Os dados foram comemorados pelo major-PM Rodrigo Ibiapina, que coordena os trabalhos do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) de Volta Redonda, que entrou em funcionamento em junho de 2010.
- Nós trabalhamos muito em cima de estatísticas e estamos percebendo uma tendência mensal de queda. A percepção é positiva em todas as áreas. No caso dos veículos, por exemplo, percebemos que caiu o número de autos recuperados, o que seria ruim. Só que temos de levar em conta a comparação com a redução de roubo de veículos. Acharam menos carros, mas também roubaram menos carros. As forças policiais estão trabalhando duro, com mais inteligência, e esse é o resultado - disse.
O major repassou os dados ao prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), que destacou a inauguração do Ciosp como um dos fatores determinantes para a redução de crimes na cidade. Neto também ressaltou o trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Municipal no combate ao crime.
- Acho que estão todos de parabéns. O Ciosp é uma novidade que deu certo e está servindo de modelo para o restante do país. Nosso batalhão, a delegacia e a Guarda não podem ser esquecidos. Graças a esse trabalho conjunto temos uma cidade mais tranquila e com mais qualidade de vida - afirmou Neto.
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,44938,Violencia%20e%20criminalidade%20caem%20em%20Volta%20Redonda.html#ixzz1VszJIX
Google Analytics Alternative