GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Polícia filipina é suspeita de usar 'roda da tortura' para punir presos

Denúncia foi feita pela Anistia Internacional.

Foto mostra roda que era girada para 'escolher' castigo aos detidos.

Da AP

Policiais das Filipinas foram acusados por organizações de direitos humanos de terem usado uma “roda da tortura” para punir suspeitos de crimes durante interrogatórios.  As punições faziam parte de um jogo – a roda com oito punições diferentes era girada, e o destino do prisioneiro dependia de onde ela parasse.

As vítimas eram principalmente suspeito s de tráfico de drogas. Eles recebiam socos se a roda parasse na parte chamada de “20 segundos de Manny Pacman” – apelido de Manny Pacquiao, um conhecido jogador de boxe.
Foto divulgada nesta terça-feira (28) mostra 'roda da tortura' usada por policiais da Filipinas para punir presos (Foto: Commission on Human Rights/AP)Foto divulgada nesta terça-feira (28) mostra 'roda da tortura' usada por policiais da Filipinas para punir presos (Foto: Commission on Human Rights/AP)Outra punição era ser pendurado de cabeça para baixo, segundo denúncia da Anistia Internacional. Uma foto da roda colorida obtida pela Comissão de Direitos Humanos da anistia mostra outras torturas – entretanto, ainda não está claro como as punições eram realizadas.“Eles fazem isso por prazer, é como um jogo de entretenimento. Estamos tentando corrigir isso com uma abordagem de direitos humanos, mas obviamente isso pode levar muito tempo”, disse Loretta Ann Rosales, chefe da comissão.Segundo ela, a comissão começou a investigar o caso após receber uma informação sobre abusos cometidos contra 40 detentos. Os maus-tratos teriam ocorrido no ano passado e no início deste ano.O porta-voz da polícia nacional das Filipinas, Reuben Theodore Sindac, disse que diversos policiais foram presos e que investigações estão em andamento.Um documento da comissão de Direitos Humanos cita presos que relataram terem sido espancados, sofrido choques elétricos e apanhado com barras de ferro, tacos de beisebol e capacetes. Um dos presos disse que um policial apontou um rifle de assalto contra ele, e outro acusou a polícia de ameaçar seus parentes.Fonte: G1
Google Analytics Alternative