GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 15 de agosto de 2015

Niterói ganha Centro Integrado de Segurança Pública

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inauguraram nesta segunda-feira (10/8) o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro de Piratininga, Região Oceânica de Niterói. O CISP - que vai integrar as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil - contará com 600 câmeras até o fim do ano, que farão monitoramento da cidade 24 horas por dia. A implantação de sistemas de vigilância com câmeras para o combate à criminalidade tem sido uma opção cada vez mais usada pelos municípios fluminenses, em parceria com os governos federal e estadual.
"É fundamental o estado ter esse tipo de equipamento que Niterói está inaugurando. Temos feito parcerias na área de segurança pública com os municípios e estamos vendo os resultados em Três Rios e Volta Redonda, cidades que implantaram essa ferramenta, que possibilita uma grande integração com as polícias Militar e Civil e outras forças de segurança. Isso vem ajudando a reduzir os índices de homicídios, roubos de carros e furtos de pessoas na rua. São avanços significativos e Niterói larga na frente na Região Metropolitana. A Polícia Rodoviária Federal também tem nos ajudado muito. As ações da Operação Brasil Integrado tiveram um reflexo grande nas apreensões de armas, de drogas e sabemos que temos que fazer esse investimento em toda a Região Metropolitana do Rio", disse o governador.
A tecnologia de última geração da unidade de Niterói inclui, ainda, 80 botões de alerta instalados em escolas, estação das barcas, universidades e outros pontos considerados estratégicos para a ações rápidas entre as forças de segurança da cidade. Das 600 câmeras previstas, vão funcionar, inicialmente, 200 dispositivos de monitoramento. Do total de câmeras, 50 serão inteligentes, identificando placas de veículos que entrem ou circulem pela cidade, através dos cinco portais, também colocados em pontos de interesse para a segurança pública da cidade.
Carros da Polícia Militar e Guarda Municipal passarão a ter rastreadores com equipamentos georreferenciados com o objetivo de chegarem mais rápido aos locais de ocorrências. Através das câmeras, ocorrências em andamento ou mesmo alguma suspeita de delito serão captadas de imediato emitindo o sinal para a viatura que estiver mais próxima. A obra recebeu investimentos no valor de R$ 20 milhões, sendo R$ 3 milhões do governo federal.
Reforço no interior fluminense 
Na última sexta-feira (7/8), o Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente foi inaugurado. O projeto consiste na implantação de uma rede de monitoramento urbano, que tem a meta de reduzir os índices de criminalidade e infrações de trânsito no município. As câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos e são consideradas de alto grau de sofisticação e recursos de imagens. A estrutura conta com 32 câmeras de alta precisão, e soma 25,5 quilômetros de rede de fibra ótica. O monitoramento acontece durante 24 horas por dia, de dentro da central de operações, que recebe as imagens com alta tecnologia dos pontos contemplados pelas câmeras. O projeto foi desenvolvido com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.  
Fonte:Jornal do Brasil
Google Analytics Alternative