GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cotia SP: Moradores querem mais segurança





Auro Santos, subsecretário de Segurançaedação





A violência tem sido assunto recorrente na Granja Viana, as pessoas andam assustadas, pois sempre há o relato de alguém que sofreu algum tipo de assalto. Casos de sequestro também têm acontecido. 


Conversamos com Auro Santos, subsecretário de Segurança Pública de Cotia, que assumiu a Pasta há quatro meses. Auro é oficial da Reserva da Polícia Militar, com 26 anos de atuação na Corporação, trabalhou 14 anos com a segurança do governador e oito anos na Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

Uma das principais metas de sua gestão é reorganizar a Secretaria, reajustando todos os processos internos, desde procedimentos, reorientação, instrução, adequação do efetivo operacional até a criação de novos departamentos. 

A cidade tem já há muito tempo o projeto de investir em monitoramento eletrônico. Poucas são as vias e praças que possuem monitoramento hoje em Cotia. Na Granja Viana, há câmera apenas na Praça Niso Vianna, mas está desativada atualmente. 

Dois projetos estão em andamento para ampliar as áreas monitoradas, um deles é uma Parceria Público Privada com comerciantes da cidade. 

O projeto funciona da seguinte maneira: câmeras cedidas pelos comerciantes são instaladas em áreas públicas de determinada área comercial e em contrapartida, os comerciantes concedem a mesma quantidade de câmeras para serem instaladas em locais indicados pela Secretaria.

As câmeras serão monitoradas pela Secretaria, que possui uma central de videomonitoramento, inaugurada há um ano. Cotia entrou recentemente no programa do Ministério da Justiça, “Crack, é possível vencer”. 

Por meio desse programa, a cidade receberá uma base móvel de videomonitoramento. A base móvel será entregue com um kit de 20 câmeras de videomonitoramento, duas viaturas, duas motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de pimenta. (Saiba mais sobre o programa em nosso site:www.jornaldaqui.com.br

Para Auro, o monitoramento eletrônico ajuda tanto na investigação após o fato quanto a coibir ações delituosas. “O simples fato de colocar o aviso ‘essa área está sendo monitorada através de câmeras. 

Guarda Civil de Cotia’, já diz para quem tem alguma intenção torta que ali não é possível cometê-la. Isso é que coíbe e põe freio na ação delituosa”.

Questionado a respeito de prazos para o início dos projetos, Auro disse que não há prazo, pois depende de ações de terceiros.



Setor de Planejamento e Inteligência


Há cerca de três meses foi criado o Setor de Planejamento e Inteligência na Secretaria de Segurança Pública. O subsecretário explicou que “a primeira ação do setor é fazer um mapeamento das áreas de maior índice de criminalidade em Cotia, por tipo de crime, depois fazer um estudo para ver qual é a motivação do crime, quais são as oportunidades que o meliante está tendo para realizar aquele ato e depois quais são as resistências que a Secretaria implantará para evitar que esse ato aconteça”.

O mapeamento é feito em cima das informações colhidas e fornecidas pela Policia Civil, que é o registro do Boletim de Ocorrência. Auro lembra a importância de registrar o B.O. “são subsídios que norteiam as nossas atividades operacionais”.



Estatísticas 


Para Auro, não houve aumento nos índices de ocorrências em Cotia. “Está bem controlado, o que estamos tentando é diminuir. O monitoramento por câmeras vai ajudar bastante a coibir e principalmente apurar”. 

Em relação à Granja Viana, ele diz que pelos índices o que mais ocorre é furto e roubo de veículos, principalmente na área em torno do Shopping Granja Viana. “As pessoas ao invés de colocar o carro dentro do estacionamento, o deixam na rua, saindo de lá são abordados e o veículo é roubado. Especificamente na Granja, a área de mais risco é aquele trecho”. 

Em relação a furto de veículo, as estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram uma pequena diminuição no índice, entre os meses de janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2012 foram 147 casos contra 121 este ano. 

Já as ocorrências de roubo de veículos aumentaram. Entre janeiro e maio deste ano foram registrados 232 casos, contra 179 no mesmo período do ano passado.  

Veja a tabela com estatísticas das ocorrências mais comuns na cidade.



2013


Ocorrência                                                        Jan    Fev    Mar     Abr    Mai

Lesão corporal dolosa                                       65     91     90       73      57 

Lesão corporal culp. por acid. de trâns.          53     45     67       90      71 

Tráfico de entorpecentes                                  16     11     14       19      21

Roubo - outros (1)                                              83     82     95       98      81

Roubo de veículo                                               36     84     41       39      32

Furto - outros                                                      97     91    101     123    129

Furto de veículo                                                  24     21     33       22     21 



2012


Ocorrência                                                        Jan    Fev    Mar     Abr    Mai

Lesão corporal dolosa                                     81      81      89       84       68

Lesão corporal culp. por acid. de trâns.        69      59      63       63       81

Tráfico de entorpecentes                                 3        5        7        16        9

Roubo - outros (1)                                            83      75      109     109     127

Roubo de veículo                                             20      38      48       30       43 

Furto - outros                                                    93     116     103     109     107

Furto de veículo                                                20     37       43       25       22



1 Incluído Roubo Carga e Banco


Fonte: Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Site da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 




Guarda Civil 


Em março deste ano, a Guarda Civil de Cotia se mobilizou reivindicando um melhor salário, respeito ao Plano de Carreira, pagamento de benefícios atrasados e esclarecimentos sobre a aposentadoria especial. Essa mobilização durou cerca de uma semana. 

Questionado a respeito, o subsecretário fez questão de frisar que os Guardas não entraram em greve que “apenas deixaram de executar a função de patrulhamento externo, mas a atividade principal da Guarda eles estavam desempenhando, salvaguardar os prédios públicos municipais”.

Auro disse que as reivindicações da categoria foram atendidas e que os benefícios já estão sendo regularizados. “O pleito maior é em relação a reajuste salarial e eles tiveram o que desejavam”.

Questionado a respeito do Plano de Carreira dos Guardas, Auro disse que uma das metas dessa gestão é rever o plano de carreira e as condições de trabalho dos Guardas.  

A Guarda Municipal de Cotia conta com 411 agentes e 35 viaturas. Quatro guardas atuam na Guarda Ambiental. Diante de algum crime ambiental a população pode ligar na Secretaria de Segurança (153/4702-7430) ou na Secretaria do Meio Ambiente (4614-4014).



Moradores criam comissão


Alguns moradores da Granja Viana se reuniram no último dia 08 de julho e decidiram criar uma “Comissão para estudos em segurança pessoal e patrimonial”. 

Durante o encontro, os participantes demonstraram preocupação frente à falta de segurança nos bairros e conversaram sobre as crescentes ocorrências que têm acontecido na região.  

De acordo com a minuta de criação da comissão, algumas metas são: “Oferecer diretamente aos Governos Estadual e Municipal de Cotia e Carapicuíba, estudos, planos e projetos de segurança, emergenciais ou não, bem como opinar a respeito do desenvolvimento da segurança atual com o intuito de buscar melhor desempenho; apresentar aos governos, as suas Secretarias de Segurança, às Delegacias de Polícia e ao Comando da Polícia Militar, acontecimentos criminosos que ocorram e outros assunto sempre em relação à segurança pública.

A Comissão se reunirá a cada 15 dias. Gilberto Antonio Capocchi é presidente, e Angela Serrano vice-presidente.



Depoimentos


Renata* Teve a casa assaltada há pouco mais de um ano na Granja Viana. Os bandidos ficaram na casa por mais de uma hora. Os ladrões estavam com uniforme dos Correios e disseram que tinham um sedex para entregar a um dos moradores da casa. Renata acha que eles sabiam o nome pegando alguma correspondência deixada pelo correio. A empregada abriu o portão, então, ele disse que a caneta não estava funcionando, quando ela voltou com uma caneta, já havia mais dois caras e estavam armados. Quando Renata chegou em casa, estava tudo aberto e os funcionários rendidos. Ela conta que conseguiu manter a calma, não reagiu, entregou tudo que tinha. 

Após o ocorrido, câmeras e concertina foram instaladas e foi feita uma abertura no portão para que encomendas e cartas sejam recebidas sem que haja a necessidade de abrir o portão. 

Ela aconselha as pessoas prestarem atenção em pessoas estranhas rondando a casa e não reagir, entregar tudo. O marido de Renata foi à delegacia registrar o Boletim de Ocorrência.



“Fui ao Shopping Granja Viana para sacar dinheiro. Decidi estacionar na rua porque seria rápido e é mais prático, visto que o estacionamento superior está sempre cheio. Em 20 minutos voltei e meu carro não estava. Era um Pálio 2008, preto, 4 portas, placa DUU-1974. Não havia renovado o seguro, pois pretendia vendê-lo.


Tentei o 190, mas a linha não chamava. Por sorte, a Polícia Civil passou pelo local 10 minutos depois. Pedi, para se possível verificar nos postos de gasolina próximos, pois o carro tinha pouco combustível. 

Fui até Cotia fazer o Boletim de Ocorrência. Me sugeriram que fizesse o BO pela internet. Nunca recebi retorno e meu carro não foi encontrado.

O mais revoltante é que foi questão de 15 minutos para roubarem. Era como se estivessem esperado o carro mais apropriado para o roubo. O Shopping possui câmeras, mas segundo a Polícia da Granja Viana, a resolução é muito baixa e eles normalmente não liberam as imagens”.

Gustavo*






Fui assaltado há três meses no estacionamento do prédio comercial onde trabalho, na Granja Viana. Estava voltando do almoço e ao entrar no estacionamento, fui rendido pelo assaltante armado e tive meu celular roubado. Fiz Boletim de Ocorrência sem esperança alguma de solução, na Delegacia o atendimento foi normal, como mais um caso.

Fernando*


*Os nomes dos moradores foram modificados por questão de segurança.

Google Analytics Alternative