GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Integração entre GCM de São Caetano do Sul, Polícia Civil e Militar contribuiu para queda da violência na região


AGÊNCIA BOM DIA / SÃO CAETANO

São Caetano encerrou o primeiro semestre de 2013 com uma marca expressiva no combate à violência. Nenhum homicídio foi cometido na cidade nos primeiros 180 dias do ano - foram dois assassinatos no mesmo período de 2012. Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública comprovam a eficácia das ações desenvolvidas no município a partir de janeiro, quando foi colocada em prática a integração entre GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil.
Para se ter uma ideia mais precisa da dimensão do feito, basta uma comparação com os municípios da Grande São Paulo. Das demais 38 cidades da Região Metropolitana do Estado, apenas Biritiba Mirim também zerou o índice de homicídios no primeiro semestre. Cabe ressaltar, no entanto, a disparidade na população. Enquanto São Caetano possui 149.571 habitantes, o município encravado na microrregião de Mogi das Cruzes tem 28.573 moradores, quantidade cinco vezes menor.
Motivos/ Os dados são do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um dos fatores que explicam a redução do crime em São Caetano é a criação, no início do ano, das RACs (Reuniões de Análises Críticas), encontros semanais entre os comandantes da GCM e da PM, e a direção da Secretaria Municipal de Segurança, para identificar os problemas do setor e traçar ações precisas para atacá-los. As ações visam combater à violência.



Google Analytics Alternative