GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2009

Guarda Municipal promove quarto Casamento Comunitário

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro promove na próxima quarta-feira, dia 28, a quarta edição do Casamento Comunitário. A cerimônia será às 15h, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde 112 casais moradores de Bangu, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vargem Pequena, áreas atendidas por bases do Grupamento de Guardas Comunitários (GGC) da GM-Rio, irão oficializar a união. Com esta edição, sobe para 214 o número de casais atendidos pelo programa.

O projeto nasceu de guardas do GGC que identificaram em alguns casais o interesse em regularizar o matrimônio, ainda não realizado por dificuldades financeiras. A primeira edição foi em março de 2006, com a união de sete casais de Vargem Pequena. A segunda veio no mesmo ano, oito meses depois, para 30 casais, atendidos também pelo efetivo da base de Vargem Pequena. Na terceira edição, 97 casais participaram do casamento.

Dentro do espírito comunitário que norteia o grupamento, os guardas solicitam doações e a isenção de taxas junto aos órgãos públicos. O casal paga apenas a autenticação de documentos em alguns cartórios, porém todo restante do trâmite é gratuito. O evento acontece uma vez ao ano graças a parcerias com empresas públicas e privadas. As inscrições acontecem no mês de julho de cada ano.

Para tornar o dia dos noivos ainda mais feliz, a GM-Rio promove uma cerimônia religiosa com todos os detalhes necessários para uma grande festa, desde o vestido e maquiagem das noivas até o bolo e a decoração do espaço. Além disso, os noivos podem levar dez convidados para a festa.

SOBRE O GGC - Programa de patrulhamento comunitário adaptado de modelo americano, o GGC foi implantado em abril de 2003 como projeto piloto em três escolas municipais da Zona Oeste. Com o excelente retorno, em 2004 o programa foi transformado em grupamento especial, contando hoje com oito bases. Quatro funcionam em escolas municipais de Bangu, Sepetiba, Senador Vasconcelos e Vila da Penha. Já as demais atuam nos bairros de Paquetá, Rio das Pedras, Vargem Pequena e Santa Teresa.

Atualmente, o GGC tem 129 guardas selecionados e treinados para atuar como intermediários entre órgãos públicos e comunidade, identificando problemas que atingem o dia-a-dia do morador e buscando solucioná-los.

fONTE:WWW2.RIO.RJ.GOV.BR/GMRIO
Google Analytics Alternative