GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2009

Guarda Municipal de Vitória intensifica prevenção contra as drogas

Brasília, 16/09/09 (MJ) – Para prevenir o uso de drogas entre os jovens, a Guarda Municipal de Vitória (ES) tem realizado, desde agosto, oficinas educativas nas escolas de ensino fundamental. A iniciativa faz parte do projeto “Sexo, Drogas e Diálogo”, promovido pela Secretaria de Segurança Urbana da cidade com recursos do Ministério da Justiça, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A estimativa é de que, até o fim deste ano, mais de 600 estudantes participem dos bate-papos promovidos pelo projeto piloto. Eles ocorrem, principalmente, na região de São Pedro, local com alto grau de vulnerabilidade social que concentra os projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) na capital capixaba.

“São Pedro é um lugar que inspira cuidado permanente. Em um levantamento feito em 2006 e 2007, pudemos construir um mapa da criminalidade local e percebemos que a violência na região vitimiza sobretudo os jovens. O uso de drogas é apresentado como principal causa dos conflitos”, afirma o secretário de Segurança de Vitória, João Sana.

Além das oficinas, o investimento do MJ permitiu à Prefeitura de Vitória capacitar os agentes da Guarda Municipal sobre as implicações do uso de drogas na sociedade. Uma equipe de 11 profissionais participou do curso de 200 horas de aula, com foco na prevenção e na saúde pública. Questões como sexualidade e gravidez na adolescência também foram tratadas.

“Os municípios brasileiros têm se preocupado em assumir um papel indispensável no processo de construção das políticas públicas de segurança no país, principalmente na área da prevenção. Nosso compromisso é trabalhar na construção de uma cultura de paz”, ressalta João Sana.

Fonte: Ministério da Justiça
Google Analytics Alternative