GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Guarda Civil Municipal de Bertioga passará a utilizar armamento até 2014


efetivo da Guarda, formado por 96 guardas, foi dividido em oito turmas que farão treinamento de duas semanas, totalizando 80 horas/aula. Durante o curso, eles têm aulas sobre noções de Direito Penal, lei de entorpecente, uso de cassetete e algema, defesa pessoal, funções e atribuições da GCM e das polícias Civil e Militar, ética, postura, condicionamento físico, entre outros.

Ao abrir o evento, o prefeito de Bertioga, afirmou ter orgulho da GCM, implantada em sua primeira administração. “Estamos crescendo e evoluindo, discussões como o armamento da Guarda vão depender de qualificação e vejo que estamos no caminho certo”.

A aula inaugural do Ciclo de Qualificação aconteceu no dia 19 de julho, no Sesc Bertioga, com palestra do comandante do Comando de Policiamento do Interior – 6 (CPI-6), Coronel Carlos Celso Savióli. Utilizando números da Secretaria de Estado de Segurança Pública sobre os indicadores criminais de Bertioga, o comandante afirmou que a Cidade é segura. Entretanto, ele ponderou que a comunidade cobra maior sensação de segurança. “Os índices são baixos, mas a comunidade vê, por exemplo, o estouro de um caixa eletrônico de banco, e essa é a sensação de segurança que ela quer”, afirmou.

Savióli afirmou que essa sensação de segurança é conquistada por meio de mais policiais na rua. “Mas é difícil colocar mais policias na rua com o baixo índice de criminalidade. E esse é o sentido de colocar o Guarda Civil Municipal bem preparado nas ruas”.

O comandante ainda lembrou que os GCMs criam amor pela Cidade onde vivem e criam seus filhos e essa é a vantagem do apoio à Polícia Militar. “No futuro, o município terá que ser mais forte do que o Estado na questão da segurança. Isso é cidadania”, finalizou o Coronel.

Armamento

O comandante da GCM, destacou o respaldo que o prefeito de Bertioga está dando para a realização do curso, reconhecendo a importância da qualificação periódica da corporação. Sobre a possibilidade de armar a Guarda, o comandante afirma ser importante para defesa do próprio guarda e da população. “Mas ainda são necessários cursos no Exército e na Polícia Federal. São cursos que duram quase um ano”.

“A formação é muito importante”, comentou o secretário de Segurança e Cidadania, sobre o armamento. “O treinamento é demorado e completo para garantir segurança também para a população”.

Homenagem

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem póstuma a Joaquim José Ramos, o Major Ramos. Ele foi Assessor Especial de Segurança durante a primeira administração do prefeito de Bertioga e criou a Guarda Civil Municipal de Bertioga em 1993.

Foto: Marcos Pertinhes/PMB


Google Analytics Alternative