GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Entidades se reúnem para fortalecer atendimento a moradores de rua

Evento foi realizado na Casa dos Conselhos e contou com diversos representantes

Foi realizada nesta semana, na Casa dos Conselhos, em Barra Mansa, mais uma reunião da comissão orientadora pertinente à política de pessoas em situação de rua no município de Barra Mansa. Segundo o coordenador do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Alexandre Martins de Souza, a rede socioassistencial para acompanhamento deste trabalho é composta por órgãos e entidades do poder público e da sociedade civil organizada e o objetivo do trabalho é fortalecer o atendimento a pessoas em situação de rua com diversas ações.
Entre elas estão incluídos o mapeamento dos territórios de vulnerabilidade social, identificação e cadastramento dessa população, avaliação de demandas e encaminhamentos necessários.
- Essa é a quarta reunião da rede de atendimento, na qual foi pontuado que será realizado um encontro com os representantes dos Cras  (Centro de Referência da Assistência Social) e do Creas, para uma maior abrangência no atendimento desta população, que em sua maioria, encontra-se com os vínculos familiares rompidos. O Creas também pretende realizar um trabalho junto às famílias desta população, a fim de fortalecê-las, pois também se encontram vulneráveis. Será realizada ainda uma reunião com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, para que sejam esclarecidos os papéis de cada órgão, para garantir uma qualidade no atendimento a esta população – explicou o coordenador.
Conforme esclareceu Alexandre, entende-se por população em situação de rua todas as pessoas que tiveram seus vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e que utilizam as ruas, praças, jardins, canteiros, marquises, entre outros, como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
- Desde o início desse processo já foram realizados 60 cadastros, entre pessoas do município e migrantes. Hoje, em Barra Mansa, a maioria é alcoolista, alguns ainda mantém um certo contato familiar, mas em grande parte estes vínculos já foram rompidos. A ação em rede é de extrema importância no município para garantir que todos os atores envolvidos nesse atendimento estejam participando desse processo. Através do diagnóstico da situação atual será possível estabelecer diretrizes e uma política de atendimento a essa população - explicou o coordenador.
Participaram do evento representantes das seguintes entidades: Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Secretaria Municipal de Saúde; Cruz Vermelha de Barra Mansa; Pastoral do Povo de Rua; SOS (Serviço de Obras Sociais); Casa Assistencial Rocha Eterna; Guarda Municipal; Polícia Militar; Conselho Tutelar; Hospital da Mulher; Centro de Referência do Idoso;  Cruz Vermelha; Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social); Caps (Centro de Apoio Psicossocial); Cras ( Centro de Referência da Assistência Social); conselhos municipais de Assistência Social, da Igualdade Racial; dos Direitos da Mulher, dos Direitos do Idoso e do Direito das Pessoas Deficientes.
Fonte:http://www.barramansa30minutos.com.br
Google Analytics Alternative