GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Venda para menores constitui crime


RJ
Volta Redonda

Responsáveis por parte da incidência de dependência química em muitos jovens, as drogas lícitas - incluindo remédios, álcool e cigarro - vêm recebendo uma atenção especial por parte dos órgãos de segurança pública do município. Dentro destes dados, o álcool é a droga lícita que causa os maiores danos às crianças e adolescentes, principalmente, devido a  facilidade em ser adquirido.
- O álcool é a droga lícita que começa a ser consumida mais cedo, com média de idade entre 14 e 16 anos. Neste contexto, o primeiro contato do adolescente é feito com o consentimento de membros da família ou no ciclo de amigos - informou a assistente social, Fabiana Guimarães.
De acordo com o Conselho Tutelar II - que cuida de casos que envolvem drogas - unidade Volta Redonda, houve uma queda no número de casos registrados em relação ao mesmo período passado.
- Estamos combatendo constantemente a venda de álcool e cigarro nos estabelecimentos comerciais e nos grandes eventos. Dentro destes parâmetros, a criação do programa ‘Fala Sério' registrou uma queda quantitativa em relação a casos registrados no período passado - informou o coordenador da unidade, Richard Nunes.
O Programa ‘Fala Sério' foi criado por meio de um respaldo municipal e tem como objetivo a realização de um trabalho preventivo com apoio dos pais e adolescentes sobre os perigos de se consumir drogas lícitas.
Resultados positivos através da prevenção
A Guarda Municipal de Volta Redonda em suas ações preventivas participa de forma efetiva na prevenção e no combate à venda de drogas lícitas dentro de estabelecimentos comerciais e na porta de grandes eventos.
De acordo com o comandante da Guarda de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a criação da Campanha ‘Olho Vivo' fez diminuir os casos de venda de álcool e cigarro para adolescentes.
- Por estar inserida diariamente na porta de escolas e nos grandes eventos realizados em nosso município, a GM participa de forma efetiva informando e combatendo a venda de drogas lícitas para crianças e adolescentes - informou.
A professora Morgana Figueroa comentou sobre a participação de sua unidade escolar na operação Olho Vivo.
- Ações como estas são primordiais devido ao conteúdo das informações prestadas para pais e adolescentes sobre os perigos viciantes de drogas lícitas nas camadas educativas e sociais - pontuou.
Luiz Henrique ainda informou que nos casos de flagrantes, a GM conduz o infrator até o posto da delegacia de Polícia Civil do município para que o mesmo seja responsabilizado criminalmente.
De acordo com o advogado Sergio Fernandes, a venda de drogas lícitas para menores de idade constitui crime federal e sua pena é passível de multa seguida de detenção.
- Dentro dos limites do artigo 243 regulamentado e inserido na constituição federal a venda de produtos químicos cujo seus componentes causem dependências física e psíquica a crianças e adolescentes é crime passível de detenção de dois a quatro anos-revelou.
Álcool entre estudantes
De acordo com especialistas, a quantidade de drogas lícitas usadas por estudantes e adolescentes nos eventos de fins de semana muitas vezes representa um perigo constante, em razão de estarem em domínio público e da facilidade de compra.
- O comportamento binge drinking - termo associado a consumir doses maciças de bebidas com forte teor alcoólico - se caracteriza pelo consumo em uma mesma ocasião de cinco ou mais doses de quatorze gramas de etanol. Cerca de cinco latas de cerveja ou bebidas destiladas - revelou a nutricionista especializada em controle balanceado de crianças e adolescentes, Gislene Henrique Bocárdio.
A psicanalista Jucelli Miranda contou que as frustações emocionais decorrentes das questões caseiras e escolares muitas vezes são depositadas no consumo de bebidas alcoólicas. Comportamento que pode criar uma crescente sensação de fuga.
- A transferência dos problemas do cotidiano acaba colocando a grande maioria dos jovens em uma constante rota de perigo emocional, devido a vulnerabilidade do consumo de bebidas alcoólicas de primeira qualidade (cerveja, vinho e bebidas aguardentes) - informou a psicanalista.



Google Analytics Alternative