GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Até quando veremos nossos irmãos morrerem por conta de hipocrisia



O guarda municipal foi encontrado com dois tiros na cabeça e queimado em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Ele trabalhava como mototaxista nas horas vagas





Guarda Municipal queimado em
ataque é enterrado na baixada (RJ)

O guarda municipal queimado na noite de terça-feira (5), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, também na baixada. A viúva estava inconsolável e pediu apoio


Primeiramente gostaria de deixar meus votos de profundo pesar à família do GM Flávio Carlos da Silva e a todos os companheiros da Guarda Municipal de Nilópolis.
Quantos de nós, guardas municipais perderão suas vidas sem ter ao menos o direito de se defender.
A hipocrisia de muitos daqueles que defendem uma Lei que desarma o cidadão de bem, trabalhador, cumpridor de seus deveres (Para eles é muito fácil defender o desarmamento da população já que dispõem de seguranças particulares ou policiais legislativos, armados, para sua proteção e de seus familiares, já que muitos desses defensores são parlamentares) permitiu que o Estatuto do Desarmamento fosse aprovado, mesmo não sendo essa a vontade da maioria do povo.
Não consigo entender como um agente de segurança pública pode exercer suas funções nas ruas sem ter como reagir a uma agressão contra si mesmo ou contra os cidadãos que circulam por essas ruas, pois em muitos casos o emprego de armas de fogo pelos bandidos requer uma reação à altura, ou seja, com emprego de arma de fogo, haja vista um armamento não letal ser o suficiente já que não se revida munição real com balas de borracha ou choque elétrico.
Em todos os congressos, fóruns, seminários, encontros e outros eventos dos quais tive oportunidade de participar, ouvi de vários especialistas e de autoridades que as guardas municipais são a polícia do futuro, que tem bandidos para todo mundo, que as guardas são órgãos de segurança pública e muito blá, blá blá, porém as propostas e projetos que versam sobre a regulamentação da guarda municipal permanecem há anos tramitando no Congresso Nacional em meio a um jogo de empurra, jogo este que serve muitas vezes para que políticos demagogos recebam os votos dos guardas municipais.
De minha parte (quero deixar claro que esta é minha opinião e não espero que a mesma seja aceita por todos) acho que já esperamos demais e que do modo como estamos hoje somos, em muitos municípios, verdadeiros cordeiros pacificamente à espera do dia, da hora e do local onde seremos sacrificados. Não vejo motivos para continuarmos tentando dar aos outros aquilo que, em muitos casos, não temos nem para nós mesmos, pois não se pode dar segurança a ninguém sem antes prover a sua própria segurança. Não é concebível diante da realidade ora vivida, onde segurança é um dos itens mais solicitados pelo povo, que um operador da lei trabalhe desarmado e também não possa, fora de seu horário de trabalho, portar uma arma para sua defesa e de sua família.
Sei que portar uma arma não é garantia de que o guarda ou qualquer outro agente de segurança estará cem por cento protegido e que nada lhe acontecerá, porém ao portar uma arma este agente, provavelmente, poderá ao menos se defender de ataques de criminosos sejam estes em razão da sua função ou não. O que não podemos mais assistir são guardas municipais sendo mortos sem poderem se defender por conta da hipocrisia, da demagogia e da esperteza daqueles que têm o poder de mudar essa situação.
Desculpem pelo desabafo, mas é que está ficando cada dia mais difícil segurar a barra de ser guarda municipal, profissão que com muito orgulho abracei há vinte e dois anos atrás e que espero de todo meu coração ver regulamentada, valorizada e respeitada como deve ser, pois todos nós guardas municipais merecemos ser tratados com dignidade e respeito pelos serviços que prestamos diuturnamente aos cidadãos de nossos municípios.
GM Valdecir _ Mangaratiba/RJ

Google Analytics Alternative