GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2017

UM POUCO HISTÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Antiga Guarda Civil de São Paulo

Inicio o mês de Julho com uma belíssima foto de um Guarda Civil de São Paulo dos anos 30. A Guarda Civil do Estado de São Paulo foi uma corporação uniformizada, criada para realizar o policiamento ostensivo das áreas urbanas do Estado. Foi instituída pela Lei nº 2.141, de 2 de outubro de 1926, no governo de Carlos de Campos, Governador do Estado de São Paulo de 1924 a 1927.

Os efetivos da Guarda Civil participaram ostensivamente da Revolução de 1932, e mais tarde durante a 2a Guerra Mundial formaram a primeira unidade de Polícia Militar do Exército Brasileiro, a atual Polícia do Exército. A corporação foi extinta pelo governo militar em 1970. Nessa ocasião a Guarda Civil foi incorporada a Força Pública dando origem a atual Polícia Militar. Os "Homens de Azul" são carinhosamente lembrados pela população de São Paulo da época como pessoas atenciosas e muito prestativas.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

17 comentários:

  1. João Marcos Carvalho1 de julho de 2012 22:33
    Apenas uma correção: a gloriosa Guarda Civil (estadual) de São Paulo não foi incorporada à Força Pública. Na verdade, ambas foram fundidas em 1970, dando origem a atual PM.
    É interessante lembrar que a Guarda Civil foi criada para suprir o problema do policiamento urbano da Capital e principais cidades do interior, antes exercido pela Guarda Cívica (1890-1924).
    Em Novembro de 1924, a Guarda Cívica (esta sim) foi incorporada à FP afim de reforçar o efetivo da milícia bandeirante que dava combate à 1ª Divisão Revolucionária (Coluna Prestes),tropa originária da Segunda Revolta Tenentista e que combateu, no interior do Brasil, os governos de Artur Bernardes e Washington Luiz entre 1924 e 1927.
    Com isso, a Capital e as grandes cidades do Estado à época ficaram sem o policiamento ostensivo especializado.
    Nesse vácuo, foi criada a Guarda Civil, que nos seus 44 anos de atividade prestou extraordinários serviços à população paulista, se destacando como corporação modelo para outros estados e países.
    À GC cabia o radiopatrulamento e o policiamento de estádios, teatros, cinemas, trânsito, e o a pé. Seus guardas trabalhavam também junto aos delgados de polícia, acompanhando-os à diligências e investigações, ao lado dos policiais civis.Existia, ainda, uma Divisão de Interpretes, que atuava em portos e aeroportos.
    Os guardas civis tinham careira única. Isto é, para atingir o posto máximo da corporação o guarda tinha que começar como estagiário após curso de um ano feito na Escola de Polícia (hoje Academia de Polícia Civil, na USP).
    A carreira era constituída dos seguintes postos e graduações:
    Inspetor-Chefe-Superintendente-Geral (equivalente a coronel)
    Inspetor-Chefe-Superintendente
    (tenente-coronel)
    Inspetor-Chefe de Agrupamento
    (Major)
    Inspetor-chefe de Divisão
    (capitão)
    Inspetor
    (1º tenente)
    Subinspetor
    (2º tenente)
    ...não havia graduação equivalente a subtenente
    Classe Distinta (1º Sargento)
    Classe Especial (2º Sargento)
    Primeira Classe (3º Sargento)
    Segunda Classe (Cabo)
    Terceira Classe (Soldado)
    Eis aí uma corporação que deixou saudades no coração dos paulistas.
  2. fONTE: tudoporsaopaulo1932
Google Analytics Alternative