GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2015

VÍDEO: PMs que cobraram propina de caminhoneiro em rodovia são presos

O vídeo foi feito pela própria vítima

OGlobo/DArev

Dois policiais militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) foram afastados das ruas nesta segunda-feira, após denúncia de que teriam recebido propina de um caminhoneiro que, no domingo, passou pelo Arco Metropolitano. O motorista, que preferiu não se identificar, transportava uma carga de cerca de 15 toneladas de frutas, do Rio Grande do Sul para o Espírito Santo. Ao ser parado pelos agentes, ele disse que estava sem documentos porque os teria perdido, e apresentou o Boletim de Ocorrência atestando a informação.
O caminhoneiro pediu, então, para ser liberado, mas os PMs afirmaram que ele só poderia retomar a viagem caso fossem pagos R$ 200. A ação dos policiais foi gravada pelo próprio motorista, que pôde seguir adiante logo após pagar a propina.
— Eu expliquei para os policiais que havia perdido meus documentos, mostrei o boletim de ocorrência. Mas, mesmo assim, eles disseram que iriam apreender o meu caminhão. Falei que a carga era perecível, e os PMS disseram que só poderiam me ajudar mediante o pagamento da propina — relatou.
O vídeo, feito pela própria vítima, mostra que dois caminhões foram abordados pelos agentes. Apenas um policial, identificado como Tavares, aparece nas imagens. O outro, identificado como A. dos Santos, também teria participado da extorsão.
— O dinheiro vai fazer falta para as minhas duas filhas. Infelizmente, essa é a realidade dos caminhoneiros no Brasil. Antes de ir embora, um PM ainda disse que eu passaria pelo mesmo problema se seguisse viagem — lamentou.
A Polícia Militar informou que os agentes já foram presos administrativamente. O comandante do BPRv, tenente-coronel André Luiz Belloni, solicitou a abertura de um Inquérito Policial Militar. Ainda segundo a PM, a data da gravação do vídeo está sendo investigada pela Corregedoria.
Google Analytics Alternative