GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 24 de agosto de 2014

Guarda Municipal contabiliza 119 ocorrências em cinco meses


semusb_guarda_centro_foto_gilbertofirmino (68)
De março até julho deste ano foram contabilizadas 119 ocorrências atendidas pelas equipes da Guarda Civil Municipal de João Pessoa. Entre os casos atendidos destacam-se as apreensões e os auxílios prestados pelos guardas à população nos diferentes pontos da Capital, sendo a área do Centro da cidade a que concentrou o maior número de ações no período.

A comerciante, Rosa Maria de Sousa trabalha no Terminal de Integração, no Varadouro, há quatro anos e relata que a presença dos guardas municipais no local tem inibido ações de vandalismo e risco de assaltos. Um dos pontos que abriga fluxo intenso de pessoas na região Central, o Terminal também registrou o maior número de apreensões de material ilícito (armas e substâncias entorpecentes), somando 15 ocorrências deste tipo, do total de 40 casos computados.
O responsável pelo TRABALHO dos guardas municipais que trabalham na base instalada no Terminal de Integração, Leonardo Bezerra Filho, explicou que os flagrantes de materiais ilícitos apreendidos pelos guardas são encaminhados à Polícia Civil. Além disso, os guardas dão apoio aos policiais militares, que trabalham no mesmo local, quando solicitado.
semusb_guarda_centro_foto_gilbertofirmino (23)
“O nosso serviço aqui na Integração é mais informativo. A população procura muito a gente para saber orientações sobre percursos dos ônibus, denunciar alguma situação suspeita de assalto ou drogas”, explicou o inspetor Leonardo.
A diarista Maria Daluz Farias reforça a afirmação do guarda municipal e acredita que as pessoas sentem mais segurança no local. “Às vezes, o pessoal tem dúvida a respeito do ônibus certo que vai pegar ou da localização de algum bairro ou ponto de referência aqui do Centro mesmo, e a gente sempre vê os guardas ajudando. Eles ficando aqui na Integração também é bom para nós”, disse a diarista, que utiliza o Terminal de Integração para ir ao TRABALHO. As outras 35 apreensões foram realizadas pelas equipes, Ronda na Praça, Ciclo, GTM e GOP.
Ainda segundo Leonardo Bezerra, as equipes de guardas permanecem no Terminal durante 24h todos os dias, sendo ampliada nos períodos festivos da cidade ou jogos.
semusb_guarda_centro_foto_gilbertofirmino (143)
Outros atendimentos – De acordo com os dados do Núcleo Estatístico da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), do total de ocorrências registradas nos últimos cinco meses, 50 casos correspondem à auxílios prestados pelos guardas municipais individualmente ou em conjunto com outras secretarias, como orientações de trânsito em apoio aos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e ajuda às equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Quanto aos casos de perturbação do sossego, incluindo também flagrante de vandalismo e má utilização do espaço público, como os equipamentos das praças, foram contabilizadas 29 ocorrências.
Nos casos identificados como auxílios destaca-se o Grupo Tático Motorizado (GTM), com 13 situações, sendo oito delas em ocorrências de trânsito. Ao todo, são 34 guardas (17 por dia) que atuam em duplas distribuídas principalmente pelo Centro da cidade.
semusb_guarda_centro_foto_gilbertofirmino (17)
“Nós somos uma equipe de ‘pronto-uso’ e também temos pontos fixos, como a Praça da Independência (Tambiá), São Gonçalo (Torre) e no Mercado Central. Agora, no serviço de rua estamos aptos a orientar qualquer situação que aparecer no decorrer do percurso, como acidente de trânsito, isolando a área, acionando o Samu. Nosso papel é ajudar ao cidadão”, explicou um dos inspetores do GTM, Ricardo Lourenço.
Os guardas que atuam no GTM estão nas ruas das 8h às 22h e, além da região central da cidade, eles fazem rondas e prestam assistência à outras equipes, como o grupo da Ronda Escolar e dos guardas que atuam na orla (Ciclo).
“À noite, nós fazemos rondas em algumas escolas e também nas praças. Além disso, temos um pessoal que está todos os dias na área conhecida como ‘Três Ruas’, nos Bancários. Como as pessoas usam esse espaço para caminhadas, nós ficamos lá das 5h às 7h”, acrescentou o inspetor José de Arimatéa.
Os demais 37 auxílios prestados pela Guarda Municipal foram realizados pelas equipes do Terminal de Integração, Ciclo, Ronda nas Praças, Grupo de Operações e Ronda Escolar.
Google Analytics Alternative