GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Monsenhor Jamil Nassif é esfaqueado durante missa na catedral de Piracicaba



Monsenhor Jamil Nassif Abib durante evento em Rio Claro
Monsenhor Jamil Nassif Abib durante evento em Rio Claro

O monsenhor Jamil Nassif Abib, 72, foi esfaqueado no tórax durante a missa que celebrava na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, no último domingo (19). O padre foi atingido no lado esquerdo do tórax na altura da costela. Além do ferimento no peito, o padre machucou a cabeça e o braço ao cair após o golpe.

O padre foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, onde foi submetido a uma cirurgia para drenagem do tórax, já que houve rompimento de vasos sanguíneos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Piracicaba, não houve comprometimento de órgãos vitais. Em nota divulgada à imprensa, a assessoria informou que, na manhã dessa segunda-feira (20), “o monsenhor realizou novos exames de Raio-X para o controle do dreno e foi transferido da emergência da Santa Casa para um quarto no Hospital Santa Isabel, instalado ao lado da Santa Casa”.

Ainda segundo a assessoria, o monsenhor está consciente e seu quadro de saúde é estável. As visitas estão restritas e ele deve permanecer internado por pelo menos cinco dias para observação.

O atentado contra o padre Jamil foi cometido por um rapaz, L.F.G., de 24 anos. O autor do crime foi preso em flagrante pela Guarda Municipal e apresentado no plantão policial. Em seguida, ele foi transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Piracicaba, onde permanece preso. Segundo a polícia, ele deve responder por tentativa de homicídio.

Segundo relato dos fiéis que acompanhavam a missa, o rapaz entrou pela porta lateral da igreja enquanto o padre realizava o sermão. Ele ficou observando os quadros na parede por alguns minutos e, de repente, correu pela capela até o padre, desferindo o golpe de faca. A arma estava escondida no bolso do agressor. Houve correria e tumulto na igreja. Os fiéis temiam que o agressor portasse arma de fogo e atirasse contra as pessoas.

O comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas, conta que a ocorrência foi atendida rapidamente porque havia uma base móvel da corporação que patrulhava a praça nas imediações da igreja. Os fiéis saíram correndo da igreja até a base, onde informaram que o padre havia sido agredido. Os guardas se deslocaram até a igreja, onde deram voz de prisão ao acusado, que já tinha sido imobilizado por fiéis. A faca também foi apreendida pela GM.

O comandante conta que, ao ser questionado sobre o motivo da agressão, o acusado respondeu que esfaqueou o padre por “ordem de Deus”. Segundo o capitão, essas foram as únicas palavras ditas por ele, que se manteve em silêncio ao ser apresentado no plantão policial.

O escrivão Rinaldo, do 1º Distrito Policial de Piracicaba, informou que o acusado foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ele passou a noite numa cela da delegacia, onde permaneceu calmo e não causou problemas. O rapaz não aparentava sinais de embriaguez ou de estar sob efeito de drogas. Após o padre sair do hospital, ele será ouvido pela polícia. O depoimento, juntamente com o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o laudo da faca, deverão ser anexados ao processo que será encaminhado à Justiça, que decidirá o que será feito.


Sem sentido

Nessa segunda-feira (20), após ser instalado no quarto, o padre Jamil conversou com a jornalista Nilma de Oliveira Moraroti, assessora de imprensa da Santa Casa. Ele comentou que é “difícil encontrar sentido para os fatos violentos que vitimam milhares de pessoas todos os dias pelo mundo, já que não há justificativa para a violência em hipótese alguma. No meu caso específico, talvez seja mais fácil constatar apenas que o indivíduo que me atacou durante o encerramento da Semana da Família ontem agiu incorretamente”.

O monsenhor também disse que “alguns me perguntam sobre o perdão e eu, então, prontamente afirmo que meu coração e minha alma já perdoaram esse indivíduo. Resta-me agora o desejo pleno de que as pessoas realmente tentem criar uma sociedade familiar, mais amiga e fraterna. Gostaria, aliás, de aproveitar este fato para lembrar a todos que é preciso restaurar a família; fazer com que ela recupere o seu papel de formadora, educadora e promotora do crescimento da comunidade com base em princípios éticos”.

Também nessa segunda-feira, o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando Mason, concedeu uma coletiva de imprensa para comentar o assunto. Segundo ele, “o ato não se configura fanatismo religioso, mas sim mostrou que o rapaz é claramente perturbado. Disse ter recebido ordens divinas, mas não acredito”.

Por causa do ocorrido, dom Fernando disse que a diocese estuda a possibilidade de instalar câmeras para monitorar quem entra e sai das igrejas.


Padre Jamil

O monsenhor Jamil Nassif Abib nasceu em 4 de março de 1940 na cidade de Canitar (SP). Foi ordenado padre em janeiro de 1966 e iniciou seu trabalho em Rio Claro. Em 1969 foi transferido para Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. Em fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista, onde permaneceu até fevereiro de 2006, quando foi transferido para a Catedral de Santo Antônio, na cidade de Piracicaba.
Fonte: Jornalcidade.net
Google Analytics Alternative