GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guarda Municipal de Curitiba comemora 26 anos de trabalho pela segurança da população


No mês de agosto A Guarda Municipal de Curitiba comemora, 26 anos de trabalho pela segurança da população e preservação do patrimônio da cidade.

De dois anos para cá, não temos muito o que comemorar, quem manifesta tais afirmações é a base da categoria que acumula perdas remuneratórias e problemas no dia a dia do desempenho da função. O efetivo da GMC, vem diminuindo drasticamente no decorrer deste período, motivado pela falta de perspectiva na carreira. Em meados de 2010, éramos aproximadamente 1700 servidores, hoje contamos com menos de 1600.E isso é só o começo:

PLANO DE CARREIRA - Em 2011, passamos por um processo de reestruturação em nossa carreira através da lei nº 13.769/11 (substituiu a lei 10.630) que além de trazer BARREIRAS para o crescimento da carreira (pois agora o servidor nível I obrigatoriamente tem que esperar 11 anos para poder avançar para o nível II), reenquadrou servidores com vários anos de carreira junto com servidores que possuíam menos tempo de Guarda. Ou seja, DESCARTARAM anos de serviços prestados o que correspondem na tabela do crescimento horizontal menos letras.

EQUIPAMENTOS – A Administração insiste em DESCUMPRIR legislação federal, principalmente a que regulamenta a utilização de dois equipamentos menos ofensivos a todos os agentes de segurança, ou seja, Espargidores(gás de pimenta), equipamento este que não engloba hoje todo o efetivo da GMC.

FALTA DE TREINAMENTO – Mesmo existindo legislação federal a respeito do tema, a Administração vem DESCUMPRINDO o que versa o Estatuto do Desarmamento que prevê Estágio Qualificado Profissional de 80hs ano para todos os integrantes das Guardas Municipais do país, englobando conhecimentos como Armamento e Tiro, Abordagem Policial, Técnicas de Defesa Pessoal, Atualizações Jurídicas e outras. Você lembra a última vez que a Administração forneceu treinamento de Defesa Pessoal aos servidores?

ESCALAS 12X36 – Com o Decreto 1.894/2011 foram alteradas as escalas de trabalho dos servidores da Guarda Municipal, aqueles que faziam regularmente uma média de 60horas extras que ajudavam no custeio da família, passaram a trabalhar em uma escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de repouso, isso na teoria, pois na prática a coisa é bem diferente, uma vez que pra recuperar a média de horas perdidas o servidor se vê obrigado a realizar escalas extraordinárias de trabalho justamente em seu período de repouso. Perdendo com isso, finais de semana, feriados e qualidade de vida com sua família.

PPQ – Programa de Produtividade e Qualidade dos Servidores Públicos municipais – Apesar do nome, a Guarda Municipal de Curitiba, composta por cerca de 1600 servidores públicos municipais, NÃO ESTÁ CONTEMPLADA a receber os benefícios ofertados pela Administração pela qualidade dos serviços prestados. Chegando inclusive, a publicar Decreto, excluindo os servidores da Guarda Municipal do recebimento do PPQ.

POSTOS DE TRABALHO – São constantes as reclamações de condições inapropriadas de muitos postos de trabalho, falta de condições de higiene, péssimas condições de segurança, ergonomia, falta de sanitários, lugares inadequados para alimentação, até mesmo servidores que continuam trabalhando sozinhos em locais de grande periculosidade. Muitos Núcleos regionais estão em péssimo estado de conservação, não condizendo com o status de ser um NÚCLEO REGIONAL DA DEFESA SOCIAL, vários mobiliários(mesa, cadeira, armários, etc) comemoram juntamente com a GMC seus 26 anos de existência.

FROTA – Para realizar melhorias na qualidade das motocicletas do Grupamento Tático de Motos, a Administração (por falta de investimento) teve que diminuir a potencia das viaturas destinadas aos Núcleos Regionais da Defesa Social, ou seja, a motorização que antes eram 1.6 caíram para 1.0, permitindo desta forma que as motos passassem de 150cc para 300cilindradas.Tudo isso porque o contrato com a empresa que gerencia a frota da GMC, não previa aumento no orçamento pré fixado. “Descobrindo um Santo para cobrir outro”.

CICLO PATRULHA – Projeto inovador que proporcionava visibilidade a GMC incentivo a população curitibana a novas formas de mobilidade, segurança aos usuários das ciclovias da cidade, aproximação dos agentes de seguranças a comunidade local, iniciou-se com cerca de 80 bicicletas, possuindo inclusive fila de Gms interessados em participar do programa, hoje este número gira em torno de 15 bicicletas, rodando em apenas poucos pontos da cidade.

ESTATUTO – Falta de interesse e morosidade da Administração em definir o Estatuto da Categoria, pois atualmente continuamos vinculados ao Estatuto dos Funcionários Públicos que não abrange todos os pormenores de nossa profissão.

CORREGEDORIA E OUVIDORIA – A corregedoria da Guarda Municipal de Curitiba e a ouvidoria, devem ser independentes e autônomas, hoje continuamos vinculados a Procuradoria Geral do Município – PGM, a mesma que trata as questões dos demais servidores administrativos da Prefeitura, modelo diferente do que é orientado pelo Ministério da Justiça.

FALTA DE ESTRUTURA e PLANEJAMENTO DAS AÇÕES – Ocorre que no dia-a-dia do desempenho das funções da Guarda Municipal de Curitiba, muitos Gms além de suas habilidades profissionais dependem de outros órgãos para defenderem os direitos dos freqüentadores dos parques. Faltam fiscais da Secretaria Municipal de Meio ambiente, para aferição e notificação dos usuários que insistem em manter seus veículos com som acima do permitido. Ou a administração cria parcerias com as secretarias competentes ou qualifica e regulamenta a GMC como órgão competente para executar tal função.O que não dá, é para expor os servidores de uma forma irresponsável, pois são os Gms da Bse que ficam expostos a mídia sensacionalista e as criticas da comunidade local. O mesmo acontece com os delitos de transito que ocorrem em tais ambientes, uma vez que mesmo chamando o órgão competente (SETRAN) na maioria das vezes, não comparecem.

FALTA DE RECONHECIMENTO AOS SERVIDORES – Servidores que se destacam em conhecimentos técnicos específicos são descartados e remanejados, quem é que não conhece dentro da GMC, fatos que demonstram estas palavras” CONHECIMENTO PARECE QUE ENCOMODA “. Basta começar a se destacar e PRONTO!!!!!!!!........ abafam o cara!!!! Geladeira NELE!!!!!! COLOCA NA ESCALA 12X36!!

SINDICALISTA NEM SE FALA !!!!!! FALOU A VERDADE, APONTOU AS FALHAS........ TRANSFERE!!!!!! 

REMUNERAÇÃO - O aumento anunciado na remuneração dos servidores da GMC neste ano o qual chegará ao patamar de R$ 1950,00 até outubro, no final das contas não passará de reposição da médica de horas perdidas ao longo dos últimos 12 meses. A cada dia percebemos tudo aumentando pão, feijão, luz, ovo, água, isso significa que nosso poder aquisitivo vem diminuindo drasticamente e nosso salário não acompanhou tal evolução.

A Guarda Municipal de Curitiba de hoje, comparado a Guarda Municipal de vinte e seis anos atrás, com certeza evolui em alguns quesitos, mais será que está evolução atingiu as condições de trabalhos esperadas pela categoria? É essa a GMC que queremos? Estamos fazendo o nosso melhor? Quem esta levando o bolo?



LEIA MAIS - WWW.SIGMUC.ORG.BR - WWW.SIGMUC.COM.BR
Google Analytics Alternative