GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Guardas municipais recebem cursos de capacitação

 

FOTO: FILIPE CARNEIRO
O curso de capacitação foi realizado com recursos federais do Serviço Nacional de Segurança Pública (Senasp)

ITATIAIA RJ
O prefeito Luis Carlos Ypê (PP) entregou ontem, pela manhã, no Teatro Municipal Oswaldo Motta, no Centro, o certificado de curso de aperfeiçoamento realizado para a Guarda Civil Municipal, ministrado pela ONG Viva Rio, em parceria com a prefeitura. Concluíram o curso, 94 guardas municipais.
O evento também contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Nilson Neves; do comandante da Guarda, Marcos Antônio Groetaers; e do coordenador da Área da Segurança Humana da ONG Viva Rio, Sandro Costa.
“A capacitação do funcionalismo é uma meta da nossa administração. E na medida do possível elas vêm sendo feitas na Educação, Saúde e agora na Guarda Municipal. Quero parabenizar todos os guardas pelo trabalho que vêm realizando e também pela disposição em aprender sempre mais”, disse o prefeito Luis Carlos.
O curso de capacitação foi realizado com recursos federais do Serviço Nacional de Segurança Pública (Senasp). De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o curso buscou melhorar o trabalho dos servidores, tanto na proteção dos bens, serviços e instalações públicas como no controle do trânsito, apoio na segurança de eventos e também na ajuda aos Bombeiros e a Defesa Civil no socorro às vítimas em situações de emergência, mostrando a eles como agir em cada caso.
“O objetivo do curso foi melhorar as habilidades dos servidores e oferecer a eles uma base maior para o planejamento de ações e a motivação de equipes, além da troca de experiência com outros profissionais de segurança”, comenta o secretário Nilson Neves.
Os guardas também participaram de um seminário, realizado em março, sobre o uso progressivo da força e o direito penal, com palestra do capitão Sandro Santos, da Polícia Militar, que mostrou o que caracteriza um crime, o que são atos obscenos, danos materiais e patrimoniais, a diferença entre homicídio doloso e culposo e o que é perturbação do sossego alheio e os tipos de barulho que são denominados crimes, com os horários permitidos por lei para o som alto. Os guardas também foram orientados sobre que argumentos usar para justificar suas ações.
Também estiveram presentes, prestigiando a entrega de certificados, os secretários municipais Jorge Fumaça (Esporte e Lazer), Domingos Baumgratz (Meio Ambiente) e Adriana Fontes (Chefia de Gabinete); e o superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iprevi), Edson de Souza.

Google Analytics Alternative