GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guarda Marítima de Arraial do Cabo trabalha 24h por dia

Durante o feriadão a equipe realizou trabalhos de apreensão e conscientização no mar da cidade

Durante o feriadão a equipe realizou trabalhos de apreensão e conscientização no mar da cidade
ARRAIAL DO CABO (RJ) – Considerada ilegal em Arraial do Cabo, a rede de três malhas é o principal alvo da Guarda Marítima. Com mais de 150 km de rede apreendidas, desde janeiro deste ano, a Guarda Marítima trabalha todos os dias, fiscalizando não só a pesca com a rede “feiticeira”, mas todas as ilegalidades praticadas na área extrativista marinha do município.
Neste último feriado, a Guarda Marítima trabalhou 24h por dia. Na tarde de sábado, 21, foi apreendida uma rede de três malhas de 200m, na Praia de Figueira. As redes apreendidas foram levadas para o depósito da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em frente à prefeitura, e os peixes doados a população.
Além da fiscalização, a equipe fez um trabalho de conscientização com banhistas, mergulhadores e pescadores nas praias de Arraial do Cabo. E passava as informações sobre os locais em que as embarcações não podem ficar, as espécies de peixes proibidas na pesca subaquática e os tamanhos mínimos de captura que os mergulhadores têm que respeitar, como é o caso do polvo que deve ter no máximo 1kg. E aos donos das embarcações sobre os perigos do mar.
Estas informações e restrições estão no Plano de Utilização da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, que tem por objetivo assegurar a sustentabilidade do local, uma vez que é obrigatório respeitar todas as condições técnicas e legais para a exploração racional da fauna marinha. O plano tem como finalidade servir de guia para que os extrativistas realizem suas atividades dentro de critérios de sustentabilidade econômica, ecológica e social.

Sobre a rede de três malhas:
A pesca da rede de três malhas é considerada ilegal em Arraial do Cabo, porque prejudica a pesca artesanal. A rede de três malhas é batizada como “feiticeira”. Ela é transparente e qualquer coisa que bate nela agarra, prejudicando assim, a proliferação das espécies. Pescadores da cidade sempre reclamaram deste tipo de pesca.
A divisão da Guarda Marítima Ambiental foi criada em janeiro deste ano e é composta por 20 agentes que fiscalizam toda a área da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo e é uma antiga reivindicação da comunidade pesqueira. Auxiliados por lancha e Jet ski, os agentes oferecem mais seguranças aos pescadores artesanais.

Google Analytics Alternative