GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 6 de abril de 2012

2° CURSO DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS – PREVENÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

A capacitação foi realizada pela Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo com total apoio o INEA
A capacitação foi realizada pela Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo com total apoio o INEA
Foto por: Jéssica Queiroz
ARRAIAL DO CABO (RJ) – Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA encerraram o 2° Curso de Formação de Voluntários – Prevenção e Controle de Incêndios Florestais. Na ocasião o secretário do Ambiente, David Barreto e o chefe do Serviço de Guarda Parques e também Coronel do INEA, Paulo Montuano, fizeram a entrega de 23 certificados. O evento aconteceu no Cinema Municipal.
O objetivo do curso foi capacitar voluntários nos moldes preconizados na Lei federal n° 9608/98 e na Portaria IEF/RJ nº 152/2004, para desempenhar atividades no que se refere à educação ambiental e prevenção e controle a incêndios florestais, resultando em ações positivas para a proteção dos patrimônios naturais de Arraial do Cabo. A capacitação foi realizada pela Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo com total apoio o INEA.
O 2° Curso de Formação de Voluntários – Prevenção e Controle de Incêndios Florestais aconteceu em dois dias, na terça-feira (27), os alunos receberam aulas teóricas, onde fizeram o reconhecimento dos materiais. Já na quarta-feira dia (28), os alunos tiveram aula prática. A turma foi para um terreno baldio, ao lado da Álcalis, onde botaram em ação tudo que aprenderam no curso, combater o fogo e preveni-lo.
De acordo com David Barreto, em abril de 2009 o INEA trouxe pela primeira vez esse curso.
- Depois do primeiro curso, o INEA doou equipamentos para a secretaria. Os primeiros voluntários usaram esses materiais ajudando a combater o fogo. Eles botaram em prática tudo que aprenderam, ajudando o bombeiro enquanto eles não chegavam – comenta o Secretário.
O secretário explica ainda que foram convidadas todas as prefeituras da região, mas só participaram a Guarda Municipal de Iguaba e a Guarda Marítima de Búzios. Além do Ambiente cabista, a secretaria de Ordem Pública também marcou presença na capacitação.
Segundo a nova voluntária em prevenção e controle de incêndios florestais, Daiana Cabral, o curso trouxe não só conhecimento, mas também pontos para a avaliação do concurso de guarda parque que ela vai fazer.
- O curso foi importante, porque além de contar como conhecimento básico de combate ao fogo e eu ter me tornado voluntária através desse certificado, o curso conta ponto para a avaliação de títulos para o concurso do guarda parque, do INEA.
É valido destacar, que durante a cerimônia de entrega dos certificados, o chefe do Serviço de Guarda Parques e também Coronel do INEA, Paulo Montuano, confirmou que Arraial do Cabo será sede do Parque Estadual Costa do Sol.

Fonte: ASCOM

Google Analytics Alternative