GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prefeitura assina convênio com a Polícia Federal



Volta Redonda
O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) assinou, na tarde de hoje (3), um convênio com a PF (Polícia Federal) que autoriza o porte de armas a guardas municipais. Além do prefeito, oficializaram o convênio o superintendente regional da Polícia Federal no Estado do Rio, Valmir Lemos de Oliveira; a delegada da PF de Volta Redonda, Carla de Melo Dolinski; e o comandante da GM (Guarda Municipal), Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Matriz Curricular Nacional
Segundo Neto, os guardas tiveram que cumprir a Matriz Curricular Nacional, com o cumprimento de 578 horas/aulas, curso de tiro e teste psicotécnico, ambos ministrados pela Polícia Federal. O prefeito ressaltou, no entanto, que a Guarda Municipal será rigorosa na liberação das armas.
- Liberamos as armas dentro da legalidade e os guardas se prepararam para isso. Usar arma é um suporte a mais a todas as ações que a GM vem desenvolvendo em prol da segurança pública no município - falou o prefeito.   
58 Aprovados
Luiz Henrique, comandante da GM, disse que do total do efetivo da GM - 250 guardas - 58 deles foram aprovados em todas as etapas exigidas pela Polícia Federal e estão aptos a andar armados. Os agentes irão utilizar revólveres calibre 38. O comandante frisou, porém, que apenas cinco guardas utilizarão as armas diariamente na segurança do patrimônio público.
- O fato dos guardas estarem armados não significa violência. É um mecanismo que deve ser utilizado dentro de uma hierarquia somente quando necessário em última estância, preservando a vida - garantiu.  
Em 2009, ao assumir o comando da Guarda, o comandante Luiz Henrique retirou as armas dos 300 agentes que andavam armados. Os revólveres foram acautelados na sede da corporação, até que fossem cumpridas todas as etapas exigidas pela Polícia Federal.
A Guarda criou uma corregedoria e ouvidoria da corporação e também assinou um acordo, com o Clube de Tiro Cicuta, localizado na Fazenda São Lucas, no Jardim Guanabara, em Barra Mansa, onde fará treinamentos num estante de tiro, conforme a Lei 10.826/03, que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, e do Sinarm (Sistema Nacional de Armas).
O superintendente regional da Polícia Federal no Estado do Rio, Valmir Lemos de Oliveira, declarou total a apoio à prefeitura.
- Acompanho esse histórico há alguns anos e sabemos das dificuldades que os municípios têm para ter uma GM. Esse investimento vai refletir num futuro mais tranquilo. A Guarda, no que depender da PF, pode contar com o nosso apoio - enfatizou, ao parabenizar o prefeito pela iniciativa.
A delegada da PF em Volta Redonda, Carla de Melo Dolinski, disse que a parceria entre a prefeitura e a polícia é muito importante para a segurança pública da cidade:
- Não tenho dúvidas de que os guardas municipais vão desenvolver um bom trabalho. Eles foram bem treinados e estão aptos a utilizar a arma.   
Fonte: diário do Vale
Google Analytics Alternative