GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2011

“Trânsito está mais calmo e harmônico”




CORREIO DE SERGIPE: Por que desarmar agentes de trânsito? Qual foi o objetivo? O que manifestou a insatisfação da categoria? O novo sistema de “multa eletrônica” realmente viabilizou o serviço de autuações no trânsito?
ANTÔNIO SAMARONE: Desarmamos o agente de trânsito porque não entendemos que o conflito de trânsito seja de polícia; estamos tratando de sociedade, de pessoas civilizadas. Nossa arma nesse quesito é a educação, gentileza e o diálogo. As questões do trânsito não têm solução pela força. O ponto central para a manifestação foi a proibição do uso de armas. Eram 100 agentes e, agora, aproximadamente 65 devem retornar para a Guarda Municipal de Aracaju – órgão de origem – por rejeitarem o desarmamento. Quanto ao serviço de notificação eletrônica, ele evita qualquer interferência de terceiros, evita fraudes, evita protecionismo e permite que a infração seja documentada (através de fotografia) e contribui para tornar todos os cidadãos iguais. A maior vantagem desse sistema é que ele anexa prova da ocorrência e evita notificações manipuladas. É um dispositivo totalmente funcional.
CS: Logo que o prefeito Edvaldo Nogueira optou por seu retorno à SMTT, seu nome já gerava polêmica na Câmara Municipal. Muitas críticas estão sendo feitas à sua indicação e, como resposta, o senhor envia um ofício ao presidente da CMA, se colocando à disposição daquela Casa para sanar todas as dúvidas. Estamos falando de um novo Samarone?
AS: Sempre foi prática pessoal a de ouvir e de me mostrar disponível para dialogar. Resolvi iniciar pela Câmara Municipal de Aracaju por conta da legitimidade de representação que o órgão e seus membros possuem. Minha pretensão é continuar ouvindo a sociedade, mantendo o diálogo com estudantes, trabalhadores e com os cidadãos que quiserem discutir sobre mobilidade urbana.
CS: Há menos de uma semana em funcionamento na capital, com os novos pardais e lombadas eletrônicas, pode-se chegar a algum resultado? Pode-se dizer se os registros de infrações no trânsito aumentaram ou diminuíram?
AS: É visível que a cidade passou a andar mais calma, com um trânsito mais harmônico. O cumprimento da velocidade máxima está sendo mais respeitado e, com certeza, isso significa menos acidente e menos vítima no trânsito. Existem dois pontos importantes nos salva-vidas instalados: nessa tecnologia que foi licitada agora: eles filmam durante 24h e é possível ter imagem on-line de 100 pontos estratégicos de Aracaju – o que auxilia, inclusive, para a Segurança Pública. O segundo ponto é que os equipamentos salva-vidas fazem contagem de tráfego, isto é, esse mecanismo vai permitir que os engenheiros da SMTT possam calcular matematicamente qual é a fluidez de cada via; em que horário que a via está saturada e quanto é sua saturação. Isto é um instrumento poderoso para o planejamento urbano. Esses estudos com a contagem online dos veículos irão permitir um plano mais seguro por parte da SMTT para que novas alternativas (espaços de mobilidades) sejam viabilizadas.

Fonte:Correio de Sergipe
Google Analytics Alternative