GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

Prefeito Silvinho Peccioli participa da formatura deformatura de 67 agentes da Guarda Municipal de Santana do Parnaiba

Na última terça-feira (01/03), a Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu a formatura dos 67 novos integrantes da Guarda Municipal Comunitária (GMC) da cidade. A cerimônia aconteceu no Ville Sport Show e contou com a presença do Prefeito Silvinho Peccioli, do Secretário Adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo Benedito Fernandes, do presidente da Câmara Municipal Régis Salles, dos vereadores Cibele da Silva e Carlos Siqueira Rosin (Caíga) e do secretário municipal de Segurança Urbana Adalberto Deodoro Alcântara Lima.
Também estiveram presentes à solenidade o major da Polícia Militar de Barueri do 20º Batalhão Cássio Pederiva, o delegado de polícia da cidade Warcizo Muzon Junior, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barueri José Almir, o comandante da Guarda Municipal de Caieiras Adalberto Cardoso da Silva, entre outras autoridades civis e militares de municípios vizinhos.
Com a formatura da 14ª turma, a GMC passou a contar com um efetivo de cerca 440 guardas para atuar na cidade nas diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, auxílio no resgate de vítimas, controle do trânsito, entre outras atividades rotineiras de incumbência da guarda municipal.
Durante a solenidade, o Prefeito Silvinho Peccioli falou sobre a preocupação de sua administração em investir na segurança da cidade. Ele lembrou que a GMC foi criada em 1999, durante a sua primeira gestão, e que busca realizar um trabalho em conjunto com as polícias civil e militar. Estamos cada vez mais convencidos de que a cidade que necessita de segurança precisa investir. Por isso, gastamos cerca de 10 milhões por ano para a manutenção da nossa guarda e também com equipamentos e funcionários para a polícia, disse o Prefeito.
A segurança é uma conquista do trabalho realizado em conjunto por todos e que precisa ser muito bem prestado. Por isso, a missão da corporação é servir da melhor maneira, para garantir a segurança de nossa população, completou o Prefeito.
Ao longo de cinco meses, os novos agentes passaram por um treinamento intensivo, que compreendeu diversas disciplinas, como aulas sobre primeiros socorros, direito penal, civil e constitucional, técnicas operacionais de policiamento, prevenção e combate a incêndio, língua portuguesa e cidadania, legislação de trânsito, entre outros assuntos relevantes para a formação da GMC.
Um dos formandos que estava muito feliz durante a cerimônia era o GMC Adolfo Bugallo Gomes Junior, que foi o primeiro colocado no concurso para a GMC e, por isso, recebeu o seu certificado diretamente das mãos do Prefeito Silvinho Peccioli. Hoje, é um dia de grande alegria para mim. Eu já tinha tido a oportunidade de conhecer anteriormente o curso de formação da GMC, que achei excelente e, por causa disso, resolvi me inscrever para entrar na corporação. Como guarda, vou dar o máximo de mim, pois acho muito gratificante poder ajudar as pessoas, disse o GMC Bugallo.
Outro formando entusiasmado por fazer parte da corporação é o guarda municipal Douglas Gonçalves Dias Nascimento, morador do bairro Cidade São Pedro. Eu sempre gostei de trabalhar com segurança e, hoje, estou muito feliz em poder fazer parte da GMC da minha cidade. Espero, como guarda, poder suprir as necessidades da população e oferecer o sentimento de segurança, disse o GMC Douglas.
A GMC
A Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba foi criada em 1999, por meio da Lei Complementar nº 018, de 23 de novembro. Antes de sua criação, os guardas municipais eram responsáveis apenas por cuidar da segurança do patrimônio público. Após a implantação da lei, a corporação ganhou novas atribuições.
Atualmente, a GMC conta com 11 postos, localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade. A guarda trabalha com 27 viaturas e seis motos operacionais. As viaturas são equipadas com modernos equipamentos de comunicação, além de possuírem câmeras e dispositivos de localização, que têm por finalidade dar total transparência às ações realizadas.
A guarda zela pela segurança em vários departamentos públicos municipais e estaduais. Ela realiza o patrulhamento fixo em diversas escolas municipais, controlando a entrada e saída dos alunos, bem como a travessia nas ruas onde exista risco à segurança. A GMC também auxilia a Polícia Militar, ao executar o patrulhamento preventivo e ostensivo em todo o município.
Em casos de acidentes, a guarda municipal executa o serviço de pronto socorrismo, com duas viaturas equipadas, utilizadas para o auxílio e o resgate de vítimas.
Outras áreas de atuação da GMC são a Defesa Civil e o Meio Ambiente. Com viaturas equipadas, a GMC efetua patrulhamento nas áreas de mananciais e de preservação ambiental.
A Guarda Municipal também executa o serviço de monitoramento no Centro de Santana de Parnaíba e no bairro Tamboré, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos das principais vias, que permanecem em operação, ininterruptamente. Com este moderno sistema, é capaz de detectar atos de vandalismo, acidentes de trânsito e outros ilícitos.
A GMC possui, ainda, um Centro de Formação e Aperfeiçoamento de guardas, onde os integrantes recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira. Ela tem também um canil com 10 cães farejadores. E ainda conta com a banda da GMC, composta por 14 músicos, que se apresentam em eventos oficiais de nosso município e em outras localidades, quando solicitados.
Fonte: Prefeitura de santana do Parnaiba SP
Google Analytics Alternative