GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ministério da Justiça e FBSP promovem seminário sobre juventude e prevenção da violência


O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveuentre os dias 24 e 25, em Brasília/DF, o Seminário ‘Juventude, Prevenção da Violência e Territórios da Paz’. O evento, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), tem o objetivo de debater os resultados da pesquisa nacional que aponta o impacto da violência nos jovens entre 12 e 29 anos de idade, mostrando o perfil dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de trazer um mapeamento de experiências de prevenção da violência realizadas em todo o País. (Para ver alguns produtos da pesquisa, clique aqui)

O projeto foi realizado entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2011, pelo FBSP, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A iniciativa do Governo Federal visa gerar subsídios para a formulação de políticas públicas de prevenção da criminalidade entre adolescentes e jovens, além de construir referenciais metodológicos que possam auxiliar nas intervenções do poder público em territórios com elevados níveis de violência.

Para analisar os riscos, históricos e percepção de violência, uma das frentes de trabalho aplicou questionários junto a 5.185 jovens de 31 municípios de 18 Estados e do Distrito Federal. A pesquisa, conduzida pelo Datafolha, revela que 30,3% desses jovens estão submetidos a alguma exposição ou risco de violência, sendo a maioria formada por homens maiores de 19 anos. Entre os jovens mais expostos, 44,5% afirmaram ter visto pessoas serem mortas por armas de fogo.

Em outra etapa da investigação, foram entrevistados 214 adolescentes internados no sistema socioeducativo e jovens do sistema prisional em 14 Unidades da Federação. Dentre os 117 que fizeram referência à sua família de origem, 21,4% afirmaram ter sido vítimas ou presenciado situações de violência doméstica durante a infância e 14,5% relataram ter tido familiares assassinados.

Os dados sistematizados mostram que não há diferenças regionais em relação às narrativas de violência e que o consumo de entorpecentes está direta ou indiretamente associado a atos violentos ou delituosos. Entre as razões para a violência letal citadas pelos entrevistados estão o tráfico de drogas, rixas e desavenças, agravadas pelo fácil acesso a armas de fogo.

O levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública também identificou cerca de 400 iniciativas que apostam em temas como juventude, prevenção à violência, tratamento de jovens vítimas, execução de medidas socioeducativas e prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Foi registrada, em 2009, a realização de 16 seminários sobre a temática da juventude e prevenção da violência, em que foram capacitados 913 gestores públicos e de organizações sociais que atuam na área.

Seminário
A abertura do Seminário ‘Juventude, Prevenção da Violência e Territórios da Paz’ teve a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, do presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jésus Barreto, e do secretário-geral do Fórum, Renato Sérgio de Lima, coordenador do projeto.

Na sexta-feira, dia 25, os debates continuaram com a realização de duas mesas temáticas: uma intitulada ‘Juventude, Fatores de Risco e Proteção’, às 10h, e outra sobre ‘Foco territorial e Segurança pública’, prevista para as 14h.

Foto n° 1, da esquerda para a direita: Ramaís de Castro Silveira, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; Regina Miki, Secretária Nacional de Seguraça Pública; José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça; Jésus Barreto, Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Luiz Roberto de Souza Cury, Secretário Nacional de Juventude.

Foto n° 2: Renato Sérgio de Lima, Secretário Geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Fonte:FBSP
Google Analytics Alternative