GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 5 de março de 2011

Guarda Municipal utilizará spray colante no caso de tumultos durante o Carnaval 2011

A Guarda Municipal de Cosmópolis, região de Campinas (SP), utilizará neste Carnaval um spray colante como arma não letal para o caso de tumultos nos eventos da cidade. Segundo o Secretário de Segurança Pública de Cosmópolis, Carlos Alexandre Braga, a GM está adquirindo seu segundo lote do produto que atendeu às expectativas quando utilizado pela primeira vez. “Por ser uma novidade, as pessoas se surpreenderam com os resultados, pois é um bom produto como arma não letal e ajuda os guardas em seu trabalho de uso de força moderada, em caso de necessidade”, declarou o secretário.
Spray colante incolor, Black Belt e Sangre com pigmento vermelho (fotos: divulgação)
Spray colante incolor, Black Belt e Sangre com pigmento vermelho (fotos: divulgação)
O produto é um spray, com uma gosma adesiva feita à base de óleo vegetal, não tóxica e biodegradável, que permite imobilizar e identificar indivíduos em momentos de confronto. Outro diferencial é o fato de ter sido projetado para evitar situações de tumulto ou pânico em locais de grande concentração de pessoas como Carnaval, shows, jogos de futebol entre outros eventos. A novidade tem a autorização do exército para venda e utilização e, atende tanto profissionais de segurança quanto a comunidade.
No Estado de São Paulo outras Guardas Municipais já vem utilizando o produto, como é o caso das GMs de Itatiba, Americana, Itu, Rio Claro, Araçoiaba da Serra entre outras.
Fabricado pela Poly Defensor e comercializado pelo Grupo Total Brasil, o novo spray que é 100% brasileiro, libera um tipo de cola, que quando espirrado no rosto faz com que o agressor fique desmobilizado (incapacitado) da ação agressiva ou, em caso de fuga, seja identificado com mais facilidade pela polícia. O produto não queima a pele, não faz mal à saúde e pode ser retirado do corpo ou da roupa com um antídoto ou após 48 horas, caso o agressor não seja assistido por quem lhe dê o material próprio de remoção.
“Quando o objetivo é conter o agressor ou baderneiro, sem conflito físico e sem afetar as demais pessoas que estão no local, esse produto colante tem características interessantes tanto para as empresas de segurança quanto para a comunidade, pois pode ser utilizado em ambiente aberto ou fechado sem impregnar o local”, declara o tenente coronel, Leonardo Sant’ Anna, consultor de segurança da Poly Defensor, que já capacitou mais de 16 mil pessoas e hoje, treina policiais de toda a América Latina que irão compor as Forças de Paz da ONU.
Parte da linha de sprays ACDC 300 é especial para segurança pública e privada. O tipo Black Belt, com o pigmento preto, quando espirrado nos olhos dificulta a visão; o tipo Sangre com pigmento vermelho, que tem impacto psicológico, que dá a sensação visual de sangramento; e o X-Glow com fotoluminescência na cor laranja, marca o agressor e é o único que brilha no escuro facilitando a busca e a captura de agressores. Da linha 300, o único que pode ser comprado por qualquer pessoa, é o tipo Gold com pigmento laranja, assim como o incolor da linha 100 e com odor repugnante da linha 700.
A Poly Defensor oferece treinamento para o manuseio correto e também ministra cursos para empresas da área de segurança com profissionais altamente capacitados, todos com experiência operacional e técnica no Bope, Força Nacional, Delegacias Especializadas, Polícia Federal e ONU.
Fonte: Bragarai
Google Analytics Alternative