GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

Brochi critica atendimento da Polícia Civil

Americana (SP)- O secretário de Segurança Pública de Americana, Adinei Brochi, 43 anos, afirmou ontem, no primeiro pronunciamento à frente da pasta, que a maior vulnerabilidade do município está no mau atendimento da Polícia Civil. "É lamentável, mas quando alguém é vítima de um crime, acaba sendo vítima duas vezes: quando chega num plantão e um policial despreparado dá um "chá de cadeira", o trata de forma jocosa ou como dizem na gíria policial, "chutam a ocorrência". A vítima sai do plantão frustrada, impotente e com a absoluta certeza que ninguém vai ler aquela ocorrência. Vamos mudar isso", garantiu.
Investigador de polícia há 21 anos, o novo secretário disse que pretende instituir na cidade uma avaliação de atendimento. "A Prefeitura cede inúmeros patrulheiros para delegacias, então temos que exigir uma contra-prestação da Polícia Civil e está é a primeira pauta que eu tenho com o seccional (Paulo Fortunato)", disse.
De acordo com Brochi, a lei orgânica da polícia prevê a demissão por ineficiência reiterada. "O policial fica mal acostumado com sua estabilidade e se esquece que tem que prestar um bom atendimento. É um absurdo, mas eu já ouvi reclamações de que guardas municipais que trabalham na delegacia tratam com desrespeito os próprios colegas da Guarda", frisou.
Questionado se o mau atendimento poderia ser reflexo de salários baixos ou acúmulo de trabalho, o secretário foi enfático. "Posso te responder com uma única palavra: preguiça. Eu ganho o mesmo salário que qualquer outro investigador de polícia e nunca dei mau atendimento a ninguém, muito pelo contrário. Eu aprendi que aquela vítima  humilde tem que ser atendida da mesma forma que uma vítima milionária. Os dois têm a mesma importância", afirmou.
Atualmente, segundo Brochi, a vítima procura o plantão ou delegacia para registrar um boletim de ocorrência e se depara com comentários do tipo: "está lotado, estamos com um flagrante, volta amanhã cedo". "É uma situação lamentável", comentou.
Uma das sugestões do secretário para avaliar o atendimento é a instalação de painel eletrônico, onde a pessoa dá nota de zero a dez. "Com isso é possível mapear quem é bem atendido. Também podemos chamar aquelas pessoas que participaram da avaliação e verificar o que aconteceu".
CURRÍCULO
Brochi atuou em Americana por 11 anos na DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), onde colaborou com a prisão de grandes lideranças criminosas. Em 2001, ele passou a ocupar uma vaga de investigador na recém-criada Deas (Delegacia de Investigações Sobre Extorsão Mediante Sequestro) de Campinas, de onde se afastou para assumir a Secretaria de Segurança Pública de Americana.
Fonte: O liberal
Google Analytics Alternative