GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ruas do centro de Vargem Grande Paulista serão monitoradas 24 horas por câmeras

Assessoria de Imprensa


A Prefeitura de Vargem Grande Paulista inaugurou oficialmente no dia 22 dezembro, o sistema de videomonitoramento das principais ruas do centro da cidade. A cerimônia foi realizada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), onde funciona a Central que recebe as imagens das 29 câmeras que foram instaladas, sendo 16 fixas e 13 móveis com lentes de longo alcance, permitindo acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar a placa de um veículo que esteja até 800 metros de distância, e ainda que giram 360º.

O novo sistema visa reforçar a prevenção da violência e reforçar as ações repreensivas e investigativas da polícia, que poderá acompanhar em tempo real crimes que possam ocorrer. Para isso, o governo municipal investiu com recursos próprios cerca de 800 mil reais. “Desde quando o sistema foi instalado, inicialmente em fase de teste, já constatamos a redução dos índices de crimanalidade na região central, principalmente os crimes conhecidos como saidinhas de banco”, disse na inauguração o comandante da GCM, Deocleciano de Moraes. 

Segundo ele, as câmeras já estão inibindo roubos e furtos. “Com o sistema dando bons resultados no centro, vamos direcionar o policiamento aos bairros com mais viauturas da GCM”, explicou o comandante. Em 2009, a GCM registrou 21 furtos na região central e em 2010, após a instalação do videomonitoramento, o número baixou para 9.

O objetivo da Prefeitura, conforme anunciou o prefeito Roberto Rocha na cerimônia, é que o sistema também seja instalado nos bairros mais vulneraveis. “Vamos buscar recursos com o governo federal, por meio do Pronasci, para ampliar a cobertura do monitoramento. Estamos comprometidos em criar políticas públicas que garantam mais segurança à população, e o videomonitoramento é um exemplo disso”.

Na oportunidade, o prefeito destacou a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que discute a implementação de ações sobre segurança pública; e o Programa de Esporte e Lazer com Cidadania (PELC) que foi implementado nos bairros Parque do Agreste e São Lucas. “Estamos trabalhando em parceria com o Estado e a União para dar novas oportunidades aos jovens. Agora, estamos buscando novas ações como o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e a base comunitária móvel da Polícia Militar”, ressaltou Roberto Rocha.

Durante a solenidade, o secretário de Gestão Administrativa e Financeira, Paulo Sergio da Silveira, agradeceu o empenho de todos os órgãos para que o sistema fosse instalado. “Este é um importante serviço colocado à disposição da população com o apoio das polícias civil e militar”.

A inauguração oficial do sistema de videomonitoramento foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito professor Carlos, o vereador Doca, os delegados de Vargem Grande Paulista Étori Andre Bonifácio e Ednelson de Jesus Martins do Setor de Investigações Gerais (SIG), o coronel PM Renato Ryukiti, o Major PM Joaquim Rodrigues, o comandante da 4ª CIA PM Odair Marcelo Camar, o secretário de Segurança de Cotia Nelson Bruno, o subsecretário de Segurança de Jandira Wanderlei Maratta, as representantes do Ministério da Justiça Marisa Pulice Mascarenhas e Talita Lazarin, além de representantes das Guardas Municipais de Itapevi e Taboão da Serra.
 
Inicialmente, o sistema foi instalado nos pontos de maior circulação e aglomeração de pessoas, como: 

- Av. Elias Alves da Costa com rua Leonardo Soares Rodrigues;
- Av. Elias Alves da Costa com rua Mario Scarvance;
- Av. Elias Alves da Costa com rua Matias Maciel de Almeida;
- Av. Elias Alves da Costa com rua Paulo Silva;
- Av. Elias Alves da Costa altura do retorno/elevado;
- Av. Elias Alves da Costa - passarela
- Rua Inconfidência Mineira com Prefeitura;
- Rua Inconfidência Mineira com Av. Manuelino do Prado com rua Valêncio Soares Rodrigues;
- Av. Manuelino do Prado com rua Professor Valdeci Campestre;
- Av. Pres. Tancredo Neves com rua Ônix;
- Av. Pres. Tancredo Neves com rua Benedito de Lima – em frente a passarela;
- Av. Pres. Tancredo Neves – altura do retorno/elevado;
- Rua José Manoel de Oliveira com esquina do prédio Câmara Municipal;
- Av. Bela Vista – em frente ao Fórum;
- Av. Bela Vista com rua Nazaret – em frente a UBS Central;
- Rua Itambé com rua Nazaret - UBS Central;
- Raposo Tavares com ruas Tupy Guarani e Franciso M. Oliveira (próximo a passarela do km 42,5 sentido oeste);
- Av. Presidente Kennedy – em frente Ginásio de Esportes;
- Ginásio de Esportes;

Uso das imagens

De acordo com a Lei 549/2010, que regulamenta a instituição do Sistema Integrado de Videomonitoramento no município, as imagens captadas pelas câmeras são sigilosas, podendo ter acesso somente os órgãos ligados à segurança pública como: Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar.

Todas as pessoas que tenham acesso às gravações realizadas nos termos da Lei, em razão das suas funções, deverão guardar sigilo, sob pena de responsabilidade administrativa, cível e criminal. 
Google Analytics Alternative