GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Guarda Municipal de Macapá – Informativo

A Guarda Municipal de Macapá vem através deste, informar aos senhores jornalistas da capital as atribuições competentes da instituição na área de Segurança Pública em virtude das constantes dúvidas apresentadas em programas de rádio e televisão, sendo destacados comentários equivocados da responsabilidade da guarda em diversos setores.
Uma dúvida constante que cidadãos têm é a respeito do trânsito. Vale ressaltar que a Guarda Municipal atuou no trânsito até 2008, quando possuía o Grupo de Controle de Trânsito que encerrou as atividades no final do mesmo ano, sendo que as atribuições de fiscalização e notificação municipal cabem unicamente a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), que possui sede, equipamentos e pessoal próprio.
Outra dúvida da população é a respeito da atuação da guarda nas praças públicas, em que é cobrada a permanência de agentes de prevenção a risco. Sobre essa questão informamos que a Guarda trabalha em parceria com a Polícia Militar do Amapá em eventos públicos e grandes aglomerações com patrulhamento em viaturas e com agentes de permanência até o final do evento, porém, a permanência constante de guardas em praças dependeria de dois fatores: contingente e estrutura. A guarda possui um efetivo que não chega a 600 guardas, tendo como prioridade a segurança de escolas municipais e postos de saúde de Macapá, além de secretarias e órgãos componentes da Prefeitura de Macapá. E, no caso da estrutura, como Ser Humano, o guarda municipal necessitaria de uma guarita com equipamento necessário para atuar 24 horas, sendo arriscado permanecer no local visto que a Guarda Municipal ainda não possui armamento de fogo.
Sendo assim, a instituição Guarda Municipal é um órgão de Segurança Publica criado para atender as necessidades da população atuando na preservação do patrimônio, do meio ambiente e da saúde do munícipe, podendo atender, inclusive os distritos como Bailique, Pacuí, Maruanum e diversas ilhas aos arredores da capital.
É importante destacar que a instituição é democrática, apesar de possuir hierarquia própria, estando aberta para toda a população e para a imprensa para qualquer denúncia ou esclarecimento trabalhando continuamente para o benefício de todos.
Rodrigo Santos Balieiro – GD – Jornalista
Assessoria de Comunicação GMM

Google Analytics Alternative