GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 22 de janeiro de 2011

GCM e Secretaria de S.Caetano não falam a mesma língua

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano e a Secretaria Municipal de Segurança Pública parecem não falar a mesma língua. A Pasta continua sendo uma das mais desgastadas do secretariado do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), agora com ‘disparos'' de grande parte dos integrantes da corporação. Nos bastidores, especula-se que um major da PM, considerado mais técnico, foi procurado pelo chefe do Executivo para substituir o atual titular da Pasta, Moacyr Rodrigues (DEM). Só que até agora não houve êxito nas articulações para bater o martelo.
A Prefeitura, por meio de nota, não confirma o diálogo que contemplaria troca no 1º escalão do governo e garante que não há previsão de mudança. Grupo de GCMs procuraram a equipe do Diário para informar que o secretário não demonstra autoridade para cuidar da Pasta.
Os guardas cobram ainda o Plano de Cargos e Carreira prometido pelo Paço e alegam ainda que apresentaram ao titular da Secretaria projeto de valorização da corporação, no qual concederia remuneração extra por merecimento, o que foi levado adiante por Moacyr, embora sem sucesso. A Prefeitura afirmou que no plano, em fase de elaboração no Palácio da Cerâmica, também está incluído guardas civis municipais.
As informações dão conta de que o índice de criminalidade na cidade tem aumentado e por isso gerado insatisfação do Paço até devido ao alto investimento em ferramentas, como frota e câmeras de monitoramento. O Executivo garante que a partir de fevereiro estarão em funcionamento os 76 equipamentos recém-adquiridos de segurança por vídeo.
Dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública registraram que em São Caetano o roubo cresceu em média 11% nos últimos meses. Além disso, levantamento de 2008 divulgado pelo Infocrim (Sistema de Ocorrências Criminais) revela que São Caetano é uma das cidades que registram maior índice de furto e roubo de carros no Estado. Por volta de 1.107,28 casos a cada 100 mil habitantes.
Para deixar emblemática a insatisfação, em dezembro, mais de 120 homens da GCM de São Caetano se inscreveram para fazer parte do concurso público de Santo André. O município conta atualmente com 413 guardas.
Para amenizar o problema, o Paço anunciou que já foi publicado no Diário Oficial edital de concurso, mas ainda sem data marcada para a realização. O processo público será para contratação de 87 guardas, sendo 68 homens e 19 mulheres. A validade do concurso será de 12 meses, podendo, a critério da administração, ser prorrogada por mais um ano.
Fonte: Diário do Grande ABC
Google Analytics Alternative