GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BOLETIM IPA - RJ





 

 
Geraldo Alckmin irá tirar Detran da Secretaria de Segurança Pública 

Colaboração Sandro Geraldo -Investipol


O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (16) que o Detran (Departamento de Trânsito Estadual do Estado) sairá da SSP (Secretaria de Segurança Pública) em janeiro. 

Segundo Sidney Beraldo, articulador político de Alckmin e seu secretário-chefe da Casa Civil, há dois futuros para o Detran: virar autarquia ou empresa. A transição será feita em seis meses, sob guarda-chuva da Secretaria de Gestão Pública e com suporte de funcionários da Fazenda. 

Uma das promessas é informatizar o Detran, com alguns dos serviços podendo ser solicitados via internet. Usar a estrutura do Poupatempo também está nos planos. 

Como saldo, cerca de 1.000 policiais, atualmente lotados no Detran, voltarão às ruas. 

"Deveremos liberar, entre delegados e investigadores, perto de quase mil policiais civis, que vão poder se dedicar à sua tarefa fim, de polícia investigativa e judiciária", disse Alckmin em coletiva de imprensa. 

Bastará um decreto para o Detran se "divorciar" da SSP. A criação da autarquia, contudo, deverá ser submetida à Assembleia. 

CORRUPÇÃO 

Sob controle da Polícia Civil, o Detran é foco de dor de cabeça, por acusações de corrupção no departamento. 

Cogitou-se retirar o órgão da SSP antes, mas a hipótese se dissolveu para não desgastar Alckmin em período eleitoral. Aliados temiam sobretudo a reação da Polícia Civil. 

Foi José Serra, ainda no comando do Palácio dos Bandeirantes, quem encomendou um novo modelo para o Detran. 

fonte.:http://www1.folha.uol.com.br/poder/847059-geraldo-alckmin-ira-tirar-detran-da-secretaria-de-seguranca-publica.shtml



IPA 
INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION -
SEC. RIO
TEL: 21- 2242-8609
João Kepler H. Fontenelle
Presidente Regional
 
 
JUSTIÇA IGUALITÁRIA?

Quando reflito sobre os últimos acontecimentos fico pensando: O exercício de um direito pode mesmo tolher outro tão precioso quanto? Não teria havido um equívoco na hora de conciliar a justiça e a liberdade? Albert Camus escreveu que se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo. De fato, a justiça não existe onde não há liberdade. Ademais, não deveria ser a justiça o direito do mais fraco? Infelizmente, percebo que a justiça é muitas vezes a máscara da irritação, como dizia Jean Rotrou. Pois, somente a irritação justificaria algumas decisões, ao meu sentir, impregnadas de ressentimentos.
Não vejo nem de longe a realização daqueles preceitos elencados por ULPIANO que recomendavam VIVER HONESTAMENTE, NÃO OFENDER NINGÚEM e DAR A CADA UM O QUE LHE PERTENÇE.
 
Na verdade, a linha limítrofe entre crime e justiça e muito tênue. Bernard Shaw certa vez ponderou que quando um homem quer matar um tigre, chama isso de desporto; Quando é o tigre que quer matá-lo, chama a isso ferocidade. Logo, a distinção entre crime e justiça não é muito grande.
Para mim, a justiça não é a aplicação fria da lei e da jurisprudência. Justiça é a bondade medida ao milímetro, é a verdade em ação. O mais é tecnicismo e mecanicismo dirigidos na maioria das vezes para os mais pobres que da justiça só conhecem os castigos.
Joseph Joubert declarou que a justiça sem força, e a força sem justiça são desgraças terríveis. É preciso saber dosar ambos elementos. Há um texto judaico que diz que não há verdadeira justiça sem misericórdia (ZOHAR). Misericórdia. Palavra profunda essa.
Somos servidores da justiça e isso deveria ser muito significativo em qualquer ocasião. Injustiças sobre nós parecem pesar mais que o dobro. Aprendi com Charles Dickens que a caridade começa em casa e a justiça na porta ao lado.
Com todo respeito, vejo situações que para mim são tão contraditórias, tão ilógicas na minha mente de humilde pessoa que fico me perguntando: o que houve aqui? Como surgiu tal interpretação, se a lei diz assim, ou assado? Nesta hora me vem do além uma voz que ecoa nos ouvidos dizendo: Os textos são da justiça, as interpretações podem ser da lisonja....


Centro de Formação em Segurança Urbana certifica 197 Inspetores da GCM no Curso Escola de Comando
O Centro de Formação em Segurança Urbana - órgão gestor da política de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Urbana certificou nesta quarta-feira (22/12), às 15h, no Edifício Matarazzo, 197 inspetores da Guarda Civil Metropolitana e sete inspetores de outros estados e municípios - no Curso Escola de Comando - 1ª fase e Módulo Avançado (alto comando).A Banda da Guarda Civil Metropolitana fez a abertura do evento.

O curso voltado ao planejamento, gestão e liderança, sobretudo para os Inspetores que possuem cargos de comando e chefia na GCM, teve início em fevereiro deste ano. O conteúdo programático é de 300 horas/aula, incluindo 50 h/aula no eixo temático “planejamento estratégico”, especialmente direcionado aos que exercem os mais altos cargos da Corporação.

Para o coordenador geral do Centro de Formação, Flávio Paulo Domingos Rosa, o conteúdo dessa capacitação foi voltado ao debate, à reflexão e ao desenvolvimento de competências, como habilidades e atitudes com vistas ao aprimoramento profissional almejado na área de planejamento, gestão e liderança. "Hoje é uma data importante. Este curso é inédito nesta corporação e os senhores têm o saber, a ferramenta para orientar a tropa, de tal forma que a GCM possa atuar ainda mais dentro dos padrões de gestão da qualidade exigidos pela sociedade e incorporados pela Secretaria”. 

De acordo com o Secretário Edsom Ortega, investir na formação dos líderes e chefias dentro das corporações é de fundamental importância. “Os servidores precisam estar sempre atualizados para que possam executar suas tarefas com qualidade e atendendo as demandas que surgem a cada dia, em uma sociedade cada vez mais exigente, em especial os agentes públicos para que devem prestar um serviço ágil e eficiente”.

O Secretário destacou ainda os investimentos aplicados na Corporação, tais como: a aquisição de novas viaturas e instrumentos (rádio digital, vídeo-monitoramento e GPS com alta tecnologia – investimento superior a R$ 40 milhões), além da entrega de novos veículos 4X4 para a Guarda Ambiental, totalizando mais de 65 a serviço da proteção de mananciais e áreas verdes de São Paulo.

Para o Comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá, “o curso proporcionou uma maior interação com os inspetores regionais e a percepção das metodologias aplicadas numa operação mais ampla, atendendo a todas as instâncias hierárquicas”. 

Prestigiaram também a Cerimônia: o presidente da Associação Internacional de Policia, Jarim Lopes Roseira, o Chefe de Gabinete Paulo Cesar Franco, o Coordenador de Administração e Finanças, José Aparecido Titoneli, o Subcomandante da GCM, Francisco Mauricio Marinho, o Inspetor Chefe da Superintendência de Planejamento, Moacir Urban Sorrentino, o Superintendente de Operações da GCM, Dalmo Luiz Coelho Alamo, os Comandantes e Inspetores Chefes das 31 inspetorias e dos cinco comandos da Guarda Civil Metropolitana. Os representantes da Guarda Civil de Osasco (Inspetor Menezes que compôs a mesa), de Taboão da Serra, de Curitiba, de Guarulhos, do Maranhão e Embu Guaçu, entre outros servidores da SMSU.


Parcerias:

Para a realização deste curso, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio do CFSU, firmou parceria com diferentes organismos, entidades, Polícia Militar, da qual se destacou o “Método Giraldi”, técnica utilizada naquela Corporação e agora também na GCM-SP, como instrumento do tiro defensivo na preservação da vida. Foram promovidas palestras que contribuíram na troca de experiências.

Homenagem aos primeiros colocados

O inspetor Eduardo Siqueira Bias, mestre de cerimônia e orador da turma destacou os inspetores com maior aproveitamento no curso: Marcos Bazzana Delgado, Antonio Carvalho Silva e Paulo José Barbosa, respectivamente, 1º, 2º e 3º colocados. Também foram homenageados o Comandante Geral da GCM Joel Malta de Sá, como 1º colocado do “Módulo Avançado”, a Inspetora Maria das Dores de Oliveira, como 1ª colocado feminino e o Subcomandante da Guarda Civil de Guarulhos, Francisco Morota da Silva, como 1º colocado entre os alunos convidados.

Centro de Formação em Segurança Urbana já capacitou mais de dez mil servidores 

No período de 2005 a 2010, o CFSU capacitou cerca de 10 mil servidores da SMSU e de outros Estados do país, desde cursos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento em todos os níveis hierárquicos, conforme exigência da Lei Municipal 13.768/04, até cursos de capacitação para servidores da administração de pasta. 

Entre os cursos dirigidos à GCM, destacaram-se a formação de GCM 3ª classe, capacitação para Classes Distintas e Inspetores; Atendimento ao Turista em Língua Estrangeira – Inglês e Espanhol; Credenciamento de Motoristas e Motociclistas; Estágio de Qualificação Profissional– EQP e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (incluindo o “Método Giraldi” na instrução de tiro), conselheiros em direitos humanos, motociclistas batedores, guardas vidas, além do curso Escola de Comando destinado ao aperfeiçoamento de cerca de 200 Inspetores, qualificando-os ao exercício de cargos de comando e chefia na GCM.

Texto:Ivonete Pereira

Colaborou: Fatima Brito 
fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/noticias/?p=24334



DILMA ANUNCIA NOVO DIRETOR DA PF 

Por.:J.Crocci

Foi anunciado nesta quarta-feira, 29, pelo futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que o novo diretor da Polícia Federal a partir de 2011 será Leandro Daiello Coimbra, atual superintendente da instituição em São Paulo. Coimbra tem 44 anos e é natural de Porto Alegre.

Luiz Fernando Corrêa, atual diretor, deixa o cargo após comandar a PF por pouco mais de três anos ele estava no cargo desde setembro de 2007.

Também foi anunciado que o atual diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Hélio Cardoso Derenne, permanecerá no cargo.

Segundo Cardozo, apenas a indicação de uma secretaria ainda não foi definida, mas se recusou a especificar qual delas e disse que possivelmente, fará amanhã um anúncio com os novos nomes.

fonte.:http://www.jusbrasil.com.br/politica/6436838/dilma-anuncia-novo-diretor-da-pf




Google Analytics Alternative