GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sistema identificará tiros em área violenta de Canoas

Um sistema de segurança que identifica o som de tiros e informa à polícia o local de onde partiu o disparo é uma das armas com as quais a prefeitura de Canoas pretende combater o crime no bairro mais conflagrado do município, o Guajuviras.

Oprefeito Jairo Jorge (PT) e o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinam às 15h de hoje, em Brasília, protocolo de intenções para viabilizar um convênio por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A projeção é de que os valores necessários – por volta de R$ 2 milhões – sejam liberados entre abril e maio.

– São necessários sete meses para a instalação do sistema. A expectativa é de que esteja funcionando em novembro – estima o secretário da Segurança de Canoas, Alberto Kopittke.

Cerca de 40 sensores serão espalhados por 3,3 quilômetros quadrados no Guajuviras. O objetivo é conectá-los a salas de controle da Brigada Militar e da Guarda Municipal.

– O Guajuviras é o bairro com maior concentração de homicídios no município, e o foco é reduzir esse tipo de crime. A expectativa é de que se tenha mais rapidez para localização de autores de disparos, prisão e apreensão de armas. O sistema só tem sentido com a possibilidade de resposta rápida da polícia – avalia o major Adriano Klafke, comandante do 15º BPM, responsável pelo Guajuviras.

O sistema é um sucesso nos Estados Unidos. Em 55 cidades, obteve redução média de 20% no número de homicídios – alcançou 40% em Los Angeles – e de 80% na ocorrência de disparos com armas de fogo, de acordo com a empresa americana ShotSpotter.

– Faz menos de um ano que os EUA liberaram o equipamento para exportação. Antes era considerado item militar – destaca o representante da ShotSpotter no Brasil, Roberto Motta.

Mecanismo atrai interesse de cidades-sede da Copa

Os sensores acústicos captam no mínimo 80% dos ruídos suspeitos de serem tiros em sua área de cobertura. A margem de erro da localização do disparo fica entre três e 25 metros.

– Quando há um ruído explosivo, os sensores mandam para análise. O computador avisa se é tiro e localiza onde foi – explica Motta.

O interesse no dispositivo inclui cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Enquanto o Rio se prepara para instalar o sistema este ano, Porto Alegre também cogita contar com a tecnologia para o evento. O secretário especial para a Copa do Mundo em Porto Alegre, José Fortunati, adianta que o tema da segurança pública na competição deve entrar em pauta assim que as atuais discussões com o governo federal sobre mobilidade urbana, estádios e turismo forem encerradas.

– Conheço o mecanismo. É extremamente positivo e ficaria como um legado para a cidade. Havendo uma formalização do ministério, da parte de Porto Alegre há total interesse – afirma o secretário e vice-prefeito.

O sistema da ShotSpotter será debatido hoje pela manhã em Brasília, antes da assinatura do acordo entre a prefeitura de Canoas e o governo federal.

Fonte:zerohora.clicrbs.com.br

Google Analytics Alternative